12/09/2015
Atletismo feminino de Birigui é campeão nos Jogos Regionais do Idoso; equipe masculina fica em terceiro

Birigui conquistou o título de campeã no atletismo feminino no JORI (Jogos Regionais do Idoso). Com quatro medalhas em cinco provas disputadas, a cidade anfitriã somou 32 pontos, deixando Araçatuba e Ilha Solteira, ambas com 23 pontos, em segundo e terceiro lugar na classificação final da modalidade, respectivamente.

As provas foram disputadas na manhã desta sexta-feira (11 de setembro), na praça Anna Nunes Garcia, conhecida como Parque do Povo. A atleta biriguiense Rita Fabelicio Volteri ganhou ouro nos 600 metros rasos categoria de 80 a 84 anos. Nos 2000 metros rasos categoria A, a prata foi para Dalva Costa.

Benedita Alves Fukuda ganhou medalha de prata nos 600 metros rasos categoria de 75 a 79 anos. Já Ana Maria Santelo Visintim ficou com o bronze nos 1200 metros rasos categoria de 65 a 69 anos. A atleta Edvirges Rossin ficou em sexto lugar nos 600 metros rasos categoria 70 a 74 anos, ajudando a equipe na somatória dos pontos.

MASCULINO

A equipe masculina de Birigui ganhou duas medalhas em quatro provas disputadas e fechou a competição em terceiro na classificação final, com 23 pontos. Araçatuba sagrou-se campeã da modalidade, seguida por Clementina. Ambas somaram 30 pontos. O biriguiense Porphirio Orenha ganhou ouro no 800 metros categoria de 75 a 79 anos.

O atleta Joaquim Maciel de Souza conquistou o bronze nos 600 metros rasos categoria de 80 a 84 anos. Luiz Lucas e Antonio Venancio ficaram em quinto lugar nas provas 1500 metros rasos categoria de 65 a 69 anos, e 1000 metros rasos categoria de 70 a 74 anos, respectivamente, e somaram pontos para Birigui na modalidade.

Competiram ainda no atletismo atletas dos municípios de Guararapes, Buritama, Bilac, Murutinga do Sul, Penápolis, Andradina, Mirandópolis, Sud Mennucci, Piacatu e Luiziânia. Os primeiros e segundos colocados de cada prova garantiram vaga para os Jogos Abertos do Idoso, que acontecerá de 7 a 11 de outubro, em Campinas.

Para a primeira-dama de Birigui, Marilene Galera Bernabé, a classificação dos atletas da terceira idade deve ser comemorada. "Não é fácil conquistar medalhas no JORI. Os atletas acima dos 60 anos fazem treinamentos especiais, já que a idade necessita de atenção. A classificação para os Jogos Abertos mostra que Birigui tem um grande potencial esportivo e uma ótima qualidade de vida de seus munícipes", comentou a presidente do Fundo Social de Solidariedade do município.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Rafael Lopes e Vagner Monteiro