14/09/2015
UBSs do Toselar e São Vicente fecham meio período no dia 18 para capacitação de profissionais

A Secretaria de Saúde de Birigui informa que no dia 18 de setembro o atendimento ao público nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) 2, do bairro Toselar, e 7, do São Vicente, será suspenso das 7h às 13h. No período, profissionais participarão de capacitação sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável.

A capacitação tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica, com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde), como atividade de rotina nos serviços de saúde.

A iniciativa é o resultado da integração de duas ações do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável. O governo federal, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, são os responsáveis pela formulação das ações, que tem como princípio a educação permanente em saúde e como base a metodologia crítico-reflexiva.

FORMAÇÃO

Para efetivação da estratégia nacional, a formação dos profissionais da atenção básica acontece por meio de duas ações. A primeira é a formação de tutores, que visa qualificar profissionais de referência que serão responsáveis em disseminar a estratégia e realizar oficinas de trabalhos em suas respectivas UBSs.

A segunda é a oficina de trabalho nas unidades básicas de saúde, que visa discutir a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável com os profissionais e planejar ações de incentivo à alimentação saudável na infância, de acordo com a realidade local. A oficina é o ponto de partida para o desenvolvimento de ações com o objetivo de promover, proteger e apoiar a prática do aleitamento.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Alex Brasileiro