14/09/2015
Birigui fica em terceiro lugar na classificação geral da 19ª edição dos Jogos Regionais do Idoso

Birigui ficou em terceiro lugar na classificação geral do 19º JORI (Jogos Regionais do Idoso), realizado de 9 a 13 de setembro. A cidade-sede somou 131 pontos, mantendo a mesma posição obtida nas duas últimas edições dos jogos. Araçatuba foi a campeã da competição, com 197 pontos, seguida por Ilha Solteira, com 158 pontos.

O JORI foi realizado pelo Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo) e SELJ (Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude), em parceria com a Prefeitura de Birigui. A competição reuniu atletas acima de 60 anos de 33 municípios da região, que disputaram 14 modalidades.

O evento foi encerrado na manhã do último domingo no Ginásio Municipal de Esportes “Vicente Felício Primo”, com a presença do prefeito Pedro Bernabé, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marilene Galera Bernabé, do secretário municipal de Esporte e Lazer, Amilcar Branco, entre outras autoridades do Estado e do município.

"Acredito que atingimos o nosso objetivo: o de acolher os atletas visitantes com carinho, atenção e respeito. Birigui foi a capital da terceira idade nestes dias. Parabéns a todos os atletas que participaram do JORI. Todos são vencedores", comentou Marilene.

POTENCIAL

O chefe do Comitê Dirigente do JORI, Milton Walsinir de Lima, o Barata, representando o secretário estadual de Esporte, Jean Madeira, enalteceu a atuação de Birigui na realização dos jogos. “Birigui resgatou a credibilidade e demonstrou potencial para realizar qualquer evento do calendário da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude”, ressaltou.

O coordenador geral do JORI pelo Fussesp, coronel Romesnir Borges de Lima, disse que os jogos foram uma grande festa. “Uma festa em que se celebra a vida, a saúde e a amizade. Todos os atletas são vencedores porque demonstraram para toda a sociedade exemplo de saúde, de participação e de cidadania. Estamos muito felizes de sediarmos esses jogos aqui em Birigui”, destacou.

O prefeito Pedro Bernabé fez um balanço positivo do evento. “Birigui foi a capital do esporte para a terceira idade nesta semana. Foi uma festa maravilhosa e quem não veio perdeu. Quero deixar um agradecimento especial à primeira-dama Lu Alckmin e ao governador Geraldo Alckmin, que possibilitaram a realização deste evento”, disse.

RESULTADOS

Birigui terminou a disputa com 22 medalhas, sendo 4 de ouro, 8 de prata e 10 de bronze. Os atletas que se destacaram no JORI e se classificaram para os Jogos Abertos do Idoso que será realizado em Campinas são: Porphirio Orenha (atletismo - 800 metros), Dalva Costa (atletismo – 2000 metros), Benedita Alves Fukuda (atletismo - 600 metros), Rita Fabelicio Voltere (atletismo – 600 metros rasos e natação – 25 metros nado livre).

Também conquistaram vagas Terezinha Galan Jacobs e Carlos Roberto Aguiar (dança de salão), Mario Cesar Bressan (natação categorias 50 metros costa e livre), Odair Callegari e José de Souza Trindade (tênis), José Pedroso e Rubens de Biagi (tênis), Daniel Vieira dos Santos (tênis de mesa) e Celinda Pacheco Galera (tênis de mesa).

Texto e fotos: Rafael Lopes

O coronel Romesnir Borges de Lima e o prefeito Pedro Bernabé fizeram balanço do JORI. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som