15/09/2015
Viagem Literária traz escritores consagrados para bate-papo com leitores na Biblioteca Pública

A Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura de Birigui realiza nesta quinta-feira (17 de setembro), na Biblioteca Pública “Dr. Nilo Peçanha”, nos períodos das 15h e 19h, o programa Viagem Literária. O evento leva autores consagrados para 55 bibliotecas públicas do Estado.

O primeiro bate-papo acontecerá às 15h com o escritor infantojuvenil José Carlos Aragão, que tem quase 30 livros publicados. Já às 19h o encontro será com o escritor adulto, Ferréz, que é ligado ao movimento Hip Hop e fundador do selo Literatura Marginal. Os eventos são abertos à população, gratuitamente.

O programa Viagem Literária tem como objetivo, desde sua primeira edição em 2008, aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão paulista, estimular o prazer da leitura, formar novos leitores e valorizar e revitalizar as bibliotecas públicas dos municípios paulistas.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, o bate-papo é aberto às questões da plateia, que pode perguntar desde assuntos da atualidade ao processo de criação do autor. “Milhares de pessoas de diversas cidades do Estado de São Paulo já participaram e interagiram com nomes consagrados da literatura brasileira e o mesmo acontecerá agora em nossa cidade”, concluiu o secretário.

BIOGRAFIA

José Carlos Aragão nasceu e vive em Minas Gerais. É bacharel em Artes Visuais pela UFMG, mas há vários anos tem se dedicado prioritariamente à literatura e ao teatro. Tem quase 30 livros publicados (poesia, ficção, teatro e humor) para crianças, jovens e adultos, com participação em várias antologias.

Como dramaturgo, além de peças próprias, também assina várias adaptações teatrais de obras de Guimarães Rosa, Sófocles, Shakespeare e Esopo, entre outros. Peças de sua autoria também foram premiadas em seleções como Dramaturgias Urgentes (CCBB/SP, 2013), Brasil em Cena (CCBB/RJ, 2011), e Dramaturgias/Ciclo Novos Talentos (CCBB/SP, 2006). Em 2010, seu texto O Pênalti venceu o Concurso Nacional Literatura Para Todos/Dramaturgia, promovido pelo MEC.

Já Ferréz é nascido e criado no Capão Redondo, bairro da periferia de São Paulo, começou a escrever aos 12 anos de idade. Antes de se dedicar exclusivamente à escrita, foi balconista, auxiliar-geral e arquivista. Seu primeiro livro foi Fortaleza da Desilusão (Edição do autor, 1997). Com o livro seguinte, Capão Pecado (Planeta, 2000), se firmou na carreira literária. Depois escreveu o romance Manual Prático do Ódio (Planeta), o infantil, Amanhecer Esmeralda (DSOP) e o livro de contos Ninguém É Inocente em São Paulo (Objetiva).

Em 2010, publicou Cronista de Um Tempo Ruim (Selo Povo). Suas obras foram traduzidas na Itália, Alemanha, Inglaterra, Portugal, França, Espanha e Estados Unidos. Em 2015, lançou Os Ricos Também Morrem (Planeta). Ligado ao movimento Hip Hop, é fundador do selo Literatura Marginal. Com um texto que mistura revolta, perplexidade e esperança, Ferréz reivindica dignidade e voz própria para os habitantes das periferias das grandes cidades brasileiras.

Texto: Alex Brasileiro