16/09/2015
Prefeitura de Birigui realiza palestras educativas de combate à dengue na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Birigui promove ações preventivas de combate à dengue durante todo o ano a fim de evitar o avanço da doença, considerada um dos principais problemas de saúde pública no País. Uma das atividades é a conscientização dos alunos da rede municipal de educação. A Secretaria Municipal de Saúde realiza palestras educativas em várias unidades escolares, orientado as crianças sobre o combate e os cuidados com a dengue.

Nesta terça e quarta-feira, estudantes da EM (Escola Municipal) Profª. Izabel Branco, do bairro Ivone Alves Palma, receberam os educadores de saúde Marcos Antonio Sanches e Djalma da Silva Ribeiro, do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses). De forma didática, os profissionais explicaram para as crianças o ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti, como eliminar os criadouros e os sintomas da doença.

Nas palestras, os educadores utilizam vídeos e um mosquito de pelúcia, entre outros recursos, para prender a atenção dos alunos. “Nosso objetivo é conscientizar as crianças para que elas possam ser agentes mirins dentro de casa, ajudando o pai e a mãe na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito que transmite a dengue e também o zika vírus e a febre chikungunya. O controle da doença depende de todos nós, governo e a população em geral”, destacou Sanches.

CRIADOUROS

Qualquer recipiente com água parada pode ser usado pelo mosquito para reprodução. Portanto, a população precisa tomar alguns cuidados, como não deixar água acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas ou pneus, além de deixar o quintal de casa sempre limpo. Os bebedouros dos animais devem ser lavados duas vezes por semana com bucha e sabão. As garrafas devem ser guardadas de boca para baixo e as caixas d' água, tonéis e tambores mantidos sempre fechados. "Desde uma tampinha de garrafa a uma piscina pode servir de criadouro para o mosquito", afirmou Sanches.

Febre alta, dor atrás dos olhos, na cabeça e no corpo, principalmente nas articulações, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo são os principais sintomas da dengue. As pessoas com suspeita da doença devem procurar imediatamente uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de casa. Se não tratada corretamente, a doença pode levar a morte.

SERVIÇO

Além da dengue, os educadores do CCVZ realizam durante todo o ano palestras sobre chagas, leishmaniose, escorpião e orientações sobre morcegos e pombos. Qualquer escola da rede pública e privada, empresas, estabelecimentos comerciais, entidades assistenciais e religiosas podem solicitar o serviço. O agendamento prévio deve ser feito pelo telefone 3643-6233 – ramal 225.

Texto e fotos: Rafael Lopes