18/09/2015
Viagem Literária aproxima leitores de escritores renomados na Biblioteca Pública de Birigui

A Biblioteca Pública Municipal “Dr. Nilo Peçanha” recebeu nesta quinta-feira (17 de setembro) o programa Viagem Literária. O evento, que trouxe autores consagrados para interagir com os leitores, foi realizado pela parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O primeiro bate-papo aconteceu no período da tarde. Dezenas de crianças da rede municipal e particular de ensino, além de adultos, conheceram as obras do escritor infantojuvenil José Carlos Aragão. O encontro foi aberto com uma apresentação dos alunos do curso de violão popular da Secretaria de Cultura, com a professora Lela Cavalari.

O grupo apresentou uma esquete musical, baseada numa das coletâneas de Aragão, denominada Geometria. O escritor ficou surpreendido e não escondeu a emoção pela homenagem. “Eu que trabalho com palavras fico sem palavras neste momento”, falou.

Com quase 30 livros publicados, Aragão citou a importância da leitura na infância. “Acredito que de certa forma estou tentando melhorar o futuro, pois através da leitura e literatura espero que eles [leitores] se tornem cidadãos melhores”, destacou.

ADULTO

O evento continuou à noite, com uma intervenção artística de Rap e bate-papo com escritor adulto, Ferréz, que é ligado ao movimento Hip Hop e fundador do selo Literatura Marginal. O autor destacou que o programa Viagem Literária deixa um impacto positivo na cidade, pois influência e incentiva a leitura. “Nós tentamos ensinar um pouco do amor pela literatura”, disse.

Sobre seu trabalho, o escritor falou do preconceito ainda existente, pois as pessoas ainda não conhecem essa desburocratização. “Estamos deixando a literatura mais leve e legal. Como o povo fala gíria então também falamos gírias, por isso, é a literatura da margem, é a que enche os rios”, enfatizou Ferréz.

O programa Viagem Literária tem como objetivo, desde sua primeira edição em 2008, aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão paulista, estimular o prazer pela leitura, formar novos leitores e valorizar e revitalizar as bibliotecas públicas dos municípios paulistas. Essa foi a primeira vez que Birigui recebeu o projeto.

Texto: Alex Brasileiro e Rafael Lopes

Fotos: Rafael Lopes

A Rádio Prefeitura falou com os escritores José Carlos Aragão e Ferréz sobre o programa Viagem Literária. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som