18/09/2015
Birigui é a 37ª melhor cidade de médio porte do Brasil, aponta levantamento da revista IstoÉ

Birigui está entre as 50 melhores cidades brasileiras de médio porte (de 50 a 200 mil habitantes) em desenvolvimento socioeconômico. O município aparece na 37ª posição no ranking “As Melhores Cidades do Brasil”, elaborado pela parceria da revista IstoÉ e agência nacional classificadora de risco de crédito Austin Rating. A classificação foi divulgada nesta quinta-feira (17 de setembro), em cerimônia realizada em São Paulo.

O prefeito Pedro Bernabé, acompanhado do secretário de Gabinete, Tadeu Saravalli, esteve na capital paulista participando da solenidade. O município teve destaque nas áreas sociais e fiscais, demostrando que as políticas públicas da atual administração são bem-sucedidas. O evento, organizado pela revista IstoÉ, contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o vice-governador de São Paulo, Márcio França, entre outras autoridades do país.

“Para nós é uma honra estar entre as 50 melhores cidades do Brasil e receber o reconhecimento de uma revista de credibilidade no país”, disse o prefeito. “Esse estudo mostra que nossa administração está na direção certa e nos incentiva a gerir cada vez melhor a cidade para que os biriguienses tenham a cada dia uma melhor qualidade de vida”, completou Bernabé.

O estudo inédito, encomendado pela IstoÉ, foi desenvolvido em 5.565 municípios brasileiros e elaborado com base em 500 indicadores extraídos de fontes oficiais como IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre outros. Foram analisados os pilares fiscal, econômico, social e digital. Na próxima semana a revista vai pubicar o anuário sobre as melhores cidades do Brasil.

DESTAQUES

No pilar social, Birigui ficou em 22º lugar no ranking dos municípios de médio porte e 46º na classificação geral em nível nacional. Os indicadores que mais colaboraram para a boa posição do município foram a “atenção ao jovem” (11º lugar), “responsabilidade social” (18º lugar), habitação (23º lugar) e “educação” (30º lugar). Conforme o estudo, as posições mostram a excelência nos padrões de vida dos munícipes.

“Na educação, obtivemos em 2014 a 3ª melhor nota no Estado de São Paulo e a 7ª no Brasil no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que mede a qualidade do ensino fundamental. Na área de habitação, temos diversas moradias em construção, já com toda infraestrutura. Desenvolvemos também vários projetos e programas sociais e culturais que valorizam nossos cidadãos, qualificando o jovem para o mercado de trabalho e gerando renda para as famílias”, destacou Bernabé.

No indicador fiscal, Birigui obteve na categoria “capacidade de arrecadação” a 41ª posição, que aponta a gestão dos recursos próprios. “Apesar do momento econômico delicado, com a queda de repasses governamentais e a arrecadação de tributos, esta colocação mostra o nosso respeito com o dinheiro público, ou seja, o que é arrecadado está sendo bem aplicado. Inclusive tivemos as nossas contas de 2013 aprovadas pelo Tribunal de Contas de São Paulo e a Câmara Municipal”, lembrou o prefeito.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Vagner Monteiro