18/09/2015
Blitz educativa na praça Dr. Gama abre campanha alusiva à Semana Nacional de Trânsito em Birigui

A Secretaria de Segurança Pública de Birigui iniciou na manhã desta sexta-feira (18 de setembro) as ações alusivas à Semana Nacional de Trânsito, com blitz educativa em frente a Igreja Matriz Imaculada Conceição, na praça Dr. Gama. A campanha deste ano, realizada em todo o País até o dia 25, tem como slogan “Seja Você a Mudança no Trânsito”.

Servidores do Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito e Serviços) e da Guarda Municipal distribuíram cartilhas contendo orientações sobre as leis e dicas gerais de como os pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas devem se portar para que haja maior segurança e responsabilidade no trânsito.

PROGRAMAÇÃO

A campanha continua durante toda a próxima semana, sempre a partir das 9h. Na segunda-feira, haverá blitz na rua Barão do Rio Branco (cemitério Saudades), enquanto que na terça a ação acontecerá na avenida Antonio da Silva Nunes. Na quarta e quinta-feira as orientações serão em pontos da avenida Euclides Miragaia e rua Tupi, respectivamente. Na sexta a blitz será no Parque do Povo.

“A campanha deste ano do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) tem como objetivo mostrar que o trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas. Assim, estamos convocando toda a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudar uma vez por todas as atitudes no trânsito”, explicou o diretor do Deptrans, Wagner Pedrosa.

ACIDENTES

Embora o número de veículos esteja aumentando, as estatísticas apontam queda na quantidade de acidentes na área urbana de Birigui. De janeiro a agosto de 2014 foram registrados 1.196 acidentes (sendo 539 com vítimas e 657 sem vítimas), enquanto que no mesmo período deste ano aconteceram 985 acidentes (447 com vítimas e 538 sem vítimas), o que representa queda de 17,6%. Em 75% das ocorrências há o envolvimento de motociclistas.

Os dados são do Sistema Municipal de Gerenciamento de Trânsito, que não computa os casos de mortes. De acordo com o Denatran, o número de veículos no município aumentou 2,59% em um ano. Eram 87.763 veículos em agosto de 2014. No mesmo mês deste ano a quantidade de carros, motos, caminhões, motonetas, entre outros, subiu para 90.039 mil.

O diretor do Deptrans atribui a diminuição do índice de acidentes às políticas públicas de mobilidade urbana tomadas pela atual administração. Entre elas, estão as campanhas educativas, as alterações viárias (sentidos de direção), reforço das sinalizações e implantações de semáforos, lombofaixas e lombadas em ruas e avenidas de intenso movimento.

“Ainda temos várias outras medidas a serem adotadas para um trânsito melhor e mais seguro para os biriguienses. Todas as melhorias vem contribuir com a Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito do Denatran, que visa a redução de 50% no número de acidentes até 2020 no país.”, afirmou Pedrosa.

Texto e fotos: Rafael Lopes