21/09/2015
Prefeitura realiza o plantio de 70 mudas de árvores nativas em ação do projeto Hora Verde

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, em parceria com a Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, realizou na manhã de domingo (20 de setembro), na avenida Felipe Elias Bucharies, no bairro São Conrado, o plantio de 70 mudas de árvores nativas. O prefeito Pedro Bernabé e o vice-prefeito Antônio Carlos Vendrame iniciaram a ação com o auxílio dos jovens do programa Sementes do Bem da Prefeitura.

A ação, de iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, foi promovida em todo o território paulista com a denominação Hora Verde. O evento foi realizado também em alusão ao Dia da Árvore, comemorado nesta segunda-feira (21). O secretário interino de Meio Ambiente, André Branco, explicou que no plantio foram usadas mudas do viveiro municipal.

Conforme o secretário, o ato teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da árvore. "Elas [árvores] regulam a temperatura e a umidade do ar através da evapotranspiração, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, fornece sombra e abrigo, frutos e matéria-prima para as mais diversas indústrias. Devemos respeitar este bem tão precioso”, destacou.

Para o prefeito, a ação é de suma importância principalmente pela questão da educação ambiental. “Mais do que plantar estas árvores estamos ensinando estes jovens sobre a importância de preservar nosso meio ambiente. O futuro está nas mãos deles”, destacou Bernabé.

O plantio também contou com a colaboração da entidade paramaçônica da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, Assembléia Lux Titania de Birigui, do sargento da Polícia Ambiental, João Cesar Nicoleti e soldados da coorporação, da Guarda Civil Municipal, dos vereadores Gilmar Treco Cavaca e Valdemir Frederico (Vadão), além dos secretários municipais Paulo Batista de Souza (Serviços Públicos, Água e Esgoto) e Sônia Guaraldo (Educação).

Texto e fotos: Alex Brasileiro