Vinte e um candidatos estão na disputa por uma das cinco vagas do Conselho Tutelar de Birigui. A eleição, que definirá os novos conselheiros tutelares para o mandato 2016/2019, acontecerá no dia 4 de outubro, das 8h às 12h, na Fateb (Faculdade de Tecnologia de Birigui), na rua Antônio Simões, 4, Centro.
Todos os eleitores do município podem participar do processo eleitoral, votando em apenas um candidato. Para isso, no dia do pleito, basta apresentar um documento com foto e o título de eleitor. O voto não é obrigatório. A apuração acontecerá no mesmo dia. Havendo empate, será considerado elegido aquele que tiver maior idade.
Os cinco candidatos mais votados tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2016. Os demais ficarão como suplentes. O cargo não tem vínculo empregatício. Os novos conselheiros terão direito a salário de R$ 2,4 mil para carga horária de 30 horas semanais, com plantões à distância no período noturno, finais de semana e feriados. De segunda a sexta-feira, o atendimento ao público é das 8h às 18h.
CANDIDATOS
Conforme o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), do total de participantes, dois tentam a reeleição: Rafael Tegon e Vinícius de Godoy Martins. Os demais candidatos são: Monique Andressa Matara dos Santos, Talita Vignoli, Alessandro Panini, Daniele Mazzucatto Ferro, Lucas Vitorino dos Santos Silva, Raul Rodrigues Neto e Celso Ricardo Borges e Vanderli de Fátima Fortin Braidoti.
Concorrem às vagas também Rangel Henrique de Oliveira, Mariane Carmem Mazieri, Fabrício Gomes Nascimento, Évelin Sabrina Borges Oliveira Babeto, Patrícia Aparecida Gomes dos Santos de Araújo, Neide Bizarria dos Santos, Luzimar Couto Almeida, Silmara de Fátima Coalhato, Clélia Rosilene Bergo Martins, Tatiane de Souza Braz e Patrícia Januário da Mota.
O CMDCA informou que todos possuem dois anos de experiências com atendimento ou defesa dos direitos da criança e adolescente, um dos requisitos para que pudessem se candidatar. Os participantes também foram aprovados nas quatro etapas eliminatórias do processo: inscrição, curso de capacitação, prova objetiva e avaliação psicológica.
Comunicação Prefeitura
Texto e foto: Rafael Lopes
|