24/09/2015
3ª Semana de Design de Birigui aborda a importância do design para a competitividade industrial

A importância do design como ferramenta estratégica para a competitividade. Este foi o assunto abordado na abertura da 3ª Semana de Design de Birigui, realizada na noite desta quarta-feira (23 de setembro) no auditório do Senai. A programação segue nesta quinta e sexta-feira com palestras abertas à participação de empreendedores, acadêmicos e profissionais que atuam na área.

A terceira edição da Semana de Design é promovido pela Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com a Fateb, Sebrae-SP, Senai, Sinbi e Ciesp Alta Noroeste. Tem o apoio das empresas Sólis, Dessau – Design e Consultoria, Móveis Palladium e DoisDi.

Na palestra inicial, o consultor do Centro Brasil de Design e professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Ken Fonseca, falou sobre o design estratégico na prática, mostrando como as micro e pequenas empresas podem se destacar no mercado. Ele fez um panorama do design no Brasil, destacando que a ferramenta não é mais vista como luxo.

“Até muito recentemente o design era luxo, só as grandes empresas que utilizavam essa ferramenta. Mas, com o aumento da competitividade e com a banalização de produtos comoditizados, com produtos todos muito iguais, o design deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade, uma questão de estratégia vital para todas as empresas [independente do porte]”, afirmou.

AÇÕES

No evento foram destacadas também as ações desenvolvidas na área de design, visando o fortalecimento das marcas e aumento da competitividade das indústrias locais, como o laboratório de protótipos do Senai e o recém-inaugurado Laboratório de Criatividade, Inovação e Design do Sinbi. A administração municipal, por meio da Sedecti, também está elaborando projeto para a criação do Centro de Design de Birigui, que trará inúmeros benefícios as empresas.

PROGRAMAÇÃO

A 3ª Semana de Design prossegue nesta quinta-feira (24) com a palestra sobre “Design como Estratégia de Inovação e Competitividade para as Micro e Pequenas Empresas”, que será ministrada por Aloísio Paccola, designer do Senai de Lençóis Paulista. A ação faz parte do programa Sebrae Inova. O encontro acontecerá no auditório do Senai, a partir das 19h30.

Para o encerramento das atividades, na sexta-feira (25), está programado um ciclo de palestras nas Fateb (Faculdade de Tecnologia de Birigui), às 19h30. Na oportunidade, designer de Birigui e região farão apresentações de pesquisas acadêmicas elaboradas em suas áreas de atuação. Ambos os eventos são abertos aos profissionais e estudantes da área, além do público em geral.

Texto e fotos: Rafael Lopes

A Rádio Prefeitura ouviu o consultor Ken Fonseca que falou sobre o design estratégico. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som