25/09/2015
Birigui participa de campanha de incentivo a leitura “Dia de Ler. Todo Dia!”; ação será no dia 1º

Birigui participará da campanha nacional Dia de Ler. Todo Dia!. A campanha, que acontece no dia 01 de outubro, é uma mobilização de incentivo à prática da leitura que envolve centenas de municípios brasileiros. A ação foi criada pelo município de Barueri e conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas).

Segundo o chefe de seção de recreação cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Paulo Bernardes, a ideia é motivar parceiros institucionais e o público em geral para promover ações de incentivo à leitura – ou leituras solitárias nesta data.

A expectativa é de que a mobilização reverbere nas redes sociais e seja trabalhada também junto à imprensa. “A Prefeitura de Barueri está coordenando a participação de outros municípios brasileiros. Até agora mais de 211 cidades de todo Brasil já estão inscritas e dizendo juntas: Dia de Ler. Todo dia!”, explicou.

Qualquer tipo de ação envolvendo a leitura, coletiva ou solitária é válida. Vale sarau, contação de história, leitura ininterrupta de um clássico, ler livros, revistas e outras publicações para um grupo de crianças, idosos, pessoas com deficiência visual, amigos, alunos, ler junto com os colegas no escritório, com o(a) namorado(a), ler sozinho, ler para os filhos.

REDES SOCIAIS

A ação pode envolver tanto o público externo quanto o interno de qualquer instituição, mesmo que ela não trabalhe especificamente com leitura. "Será bacana mostrar momentos de leitura também nos bastidores de teatros, cinemas, cafés, restaurantes, atividades ao ar livre. O importante é registrar o momento, em fotos e vídeos, e postar nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, blogs, entre outras) com a hashtag #diadelertododia”, destacou Paulo.

Para ações realizadas em Birigui, os registros e as informações sobre os resultados obtidos deverão ser encaminhados à Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha”, após o término da atividade, no dia 01, para bibliote@birigui.sp.gov.br e pbernardes@live.com. O e-mail deve conter o nome da instituição, fotos, resumo da ação e contagem do público.

Texto: Alex Brasileiro