29/09/2015
Prefeitura realiza no dia 1º de outubro evento em comemoração ao Dia Internacional do Idoso

Em comemoração ao Dia Interacional do Idoso (1º de outubro), a Prefeitura de Birigui, por meio da equipe do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), realizará palestra sobre Empoderamento da Pessoa Idosa, no Centro de Integração Social, na rua Santa Tereza esquina com a avenida João Cernach, s/n – Vila Troncoso. O evento acontece na quinta-feira (1º de outubro), com início às 19h30.

A palestra será ministrada pela articuladora da atenção básica da DRS II de Araçatuba (Departamento Regional de Saúde), assistente social Valdiléia Soares Galindo. Além da palestra os participantes assistirão a apresentação de dança e desfile de moda com o grupo Exercitando Corpo e Mente da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.

No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.

Texto: Alex Brasileiro

Foto: Arquivo