01/10/2015
Prefeitura e ADJ lançam projeto-piloto de teste de glicemia capilar em crianças menores de 6 anos

A Prefeitura de Birigui e a ADJ (Associação de Diabetes Juvenil da Região Noroeste Paulista), com sede no município, lançaram na manhã desta quinta-feira (1º de outubro) o projeto-piloto Lei Valentina na UBS 6 (Unidade Básica de Saúde) do Tijuca. A ação consiste em realizar testes de glicemia capilar em crianças de zero a seis anos atendidas pelo posto de saúde. Os primeiros testes foram realizados hoje.

O objetivo é detectar precocemente o diabetes tipo 1, comum nesta faixa etária. As aferições serão realizadas mensalmente, assim que a criança for levada ao posto de saúde para consulta ou ser vacinada. Caso seja constatada alguma alteração na taxa glicêmica, a criança será encaminhada a um endocrinologista da ADJ para início imediato do tratamento.

A associação realizou o treinamento dos profissionais da UBS de como proceder o teste de glicemia e disponibilizou parte das tiras e lancetes necessárias para o exame. A administração municipal, além de prestar gratuitamente o serviço, também complementará os materiais para as aferições. O diabetes provoca complicações graves que podem levar à morte, se não tratado corretamente.

PROJETO

O projeto funcionará em caráter experimental em outubro. O prefeito Pedro Bernabé encaminhará à Câmara projeto de lei tornando obrigatório os testes de glicemia em menores de 6 anos em todos os postos de saúde e hospitais público e privado da cidade. A lei municipal receberá o nome de Lei Valentina, em homenagem a Valentina de Oliveira França, que faleceu em 2013, com apenas um ano e nove meses, vítima do diabetes. Essa proposta foi encaminhada ao Executivo, por meio de anteprojeto de autoria da vereadora Dra. Osterlaine.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, o projeto tem foco preventivo e educativo. “Neste primeiro momento vamos realizar os testes apenas nas crianças que residem na área de abrangência da UBS do Tijuca. A partir de janeiro de 2016, vamos expandir o mesmo projeto para os demais postos de saúde. Esperamos que Birigui se torne referência para que os outros municípios da região vejam a importância desta ação e nos usem como exemplo”, disse.

QUALIDADE DE VIDA

Essa é mais uma ação na área da saúde para a melhoria na qualidade de vida da população, realizada pela gestão do prefeito Pedro Bernabé. “Estamos passando por momento sério de dificuldade financeira, mas estamos aqui implantando um projeto-piloto fantástico para diagnosticar e tratar precocemente o diabetes em crianças. Essa ação é importante para que outros pais não tenham que passar pela mesma dor dos pais da Valentina”, frisou, destacando a importância da parceria com a ADJ, entidade que é referência na região para o tratamento do diabetes.

Marcaram presença no ato os pais da menina Valentina, Andréia e Douglas Carvalho França, a gerente e enfermeira da ADJ, Claudia Terensi, a médica endocrinologista da ADJ Regina Cintra Querino da Silva, entre outros funcionários da associação, além dos vereadores Dra. Osterlaine, Hebe Cervelati, Vadão da Farmácia e Cristiano Salmeirão.

Texto e fotos: Rafael Lopes