O prefeito Pedro Bernabé e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, deram posse ao Conselho Municipal de Juventude, em cerimônia de instalação realizada na tarde de sexta-feira (2 de outubro) na Biblioteca Pública Dr. Nilo Peçanha. Os conselheiros terão mandato de dois anos (biênio 2015/2017).
Inédito no município, o Conselho de Juventude foi criado pela lei municipal 5.990, de 9 de março de 2015. Os conselheiros têm por competência assessorar o Executivo, prestar serviços socioassistenciais, propor sugestões e fiscalizar o cumprimento da legislação em favor das juventudes, bem como gerir o Fundo Municipal de Juventude, entre outras ações.
Ao todo, foram empossadas 16 pessoas, sendo oito representantes do poder público e oito jovens, com idade entre 15 e 29 anos, da sociedade civil. A primeira reunião do conselho será no dia 4 de novembro, para elaboração do regimento interno. Após a conclusão do documento será feita a eleição para a escolha da diretoria. O conselho foi instituído pelo decreto 5.4672015.
O chefe do Executivo destacou a importância dos conselheiros, que têm missão de integrar os jovens. “Estamos depositando neste conselho todas as fichas para contribuir com o Executivo com políticas públicas sérias para a melhoria da qualidade de vida da juventude”, disse Bernabé.
Comunicação Prefeitura
Texto e fotos: Rafael Lopes
|