05/10/2015
TCE-SP considera Prefeitura de Birigui como efetiva no Índice de Efetividade da Gestão Municipal

As políticas e atividades públicas realizadas durante todo o ano de 2014 pela gestão do prefeito Pedro Bernabé foram classificadas como efetivas pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). A avaliação consta no IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), divulgado na manhã desta segunda-feira (5 de outubro) pela Corte de Contas.

A Prefeitura de Birigui obteve o índice B (efetiva) na média geral dos sete indicadores setoriais avaliados. São eles: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governança de Tecnologia da Informação. A pesquisa foi formulada com base em 154 quesitos pesquisados nas áreas citadas.

Para o chefe do Executivo, apesar da crise que vive o País, os gestores devem usar a criatividade para enfrentar este período. “Confio nesta equipe que trabalha no atual governo de Birigui. São pessoas experimentadas, capacitadas, preocupadas com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes”, disse. “Este estudo mostra que estamos cumprindo nossas funções com responsabilidade”, completou Bernabé.

ESTUDO

O IEGM é um trabalho inédito do Tribunal de Contas de São Paulo, que culmina com a edição do 1º Anuário de Desempenho Municipal. O estudo avaliou 644 municípios paulistas fiscalizados pelo tribunal. As notas foram divididas em faixas de qualificação: altamente efetiva (A), muito efetiva (B+), efetiva (B), em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C). Nenhum município do Estado obteve a nota A, de altamente efetiva, no estudo.

Os dados para composição do IEGM foram colhidos por meio de questionário elaborado pela Divisão Audesp (Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo), respondidos pelas Prefeituras até o dia 31 de março deste ano. A veracidade das informações foi checada, a partir do dia 1º de março, por amostragem, pelas equipes das Diretorias de Fiscalização do Tribunal de Contas.

Texto e foto: Rafael Lopes