06/10/2015
Prefeitura de Birigui convoca médicos para a ESF aprovados no último concurso público para posse

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Administração, convoca candidatos aprovados para o cargo de médico – ESF (Estratégia de Saúde da Família), no concurso público realizado em junho deste ano, para tomarem posse. O edital de nomeação foi publicado nesta terça-feira (6 de outubro). Foram convocados os sete primeiros colocados na função.

O secretário municipal de Administração, Edson Narcizo Lopes, explica que os médicos convocados vão substituir profissionais contratados no ano passado por meio de processo seletivo. “Não são novas contratações. Vamos simplesmente substituir nas equipes da Estratégia de Saúde da Família os médicos temporários por efetivos”, enfatizou.

Segundo Lopes, a medida faz parte do processo de estruturação do quadro funcional do programa ESF no município, que consiste em ter apenas servidores efetivos trabalhando nas equipes. “Iniciamos este processo com os técnicos de enfermagem, sendo hoje todos efetivos. Agora vamos substituir os médicos e, em breve, os agentes comunitários de saúde e enfermeiros”, afirmou.

DOCUMENTAÇÃO

Os profissionais devem comparecer até o dia 6 de novembro no Departamento de Recursos Humanos (praça James Mellor, s/nº) para apresentação de documentos exigidos no edital 07/2015 (da abertura do certame) e agendamento de exame admissional. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h e das 13h às 16h.

O não comparecimento no prazo previsto implicará na desistência do emprego, sendo a vaga destinada para o candidato aprovado na sequência. A remuneração mensal dos médicos é de R$ 13.140 mil, para jornada de 40 horas semanais. Eles vão integrar equipes da ESF das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), conforme plano de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde.

COBERTURA

Atualmente, Birigui conta com 20 equipes, que atendem uma população de aproximadamente 69 mil biriguienses, correspondendo a 63% de cobertura. As consultas são realizadas em oito postos de saúde e nas visitas domiciliares. Apenas a UBS 7 do São Vicente ainda não possui a ESF. Além de médicos do município, as equipes continuarão contando com os serviços dos 13 médicos cubanos, vindos para a cidade por meio do programa federal Mais Médicos.

Texto: Rafael Lopes