07/10/2015
Entrega simbólica de apostilas para o projeto JEEP marca abertura da 3ª Semana de Empreendedorismo

A entrega simbólica de apostilas para o programa JEEP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), aplicado na rede municipal de ensino de Birigui, foi um dos destaques da abertura oficial da 3ª Semana de Empreendedorismo, realizada na noite de terça-feira (6 de outubro), no auditório do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

O ato é uma iniciativa do Sebrae-SP, que doará ao município 1.350 apostilas. “Há um grande empenho do prefeito em aplicar este programa na rede municipal. Isto é um indício que a gestão enxerga no empreendedorismo uma forma de desenvolvimento. Queremos incentivar para que este projeto seja um grande sucesso”, disse o gerente regional do Sebrae em Araçatuba, Marco Aurélio Rosa.

PROJETO

O projeto de educação empreendedora é desenvolvido pelo Sebrae, com o apoio da Prefeitura de Birigui. Atualmente, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais de tempo integral Prof.º Luciano Augusto Canellas e Prof.ª Ruth Pintão Lot contam com o JEEP, implantado em 2014 por meio da lei municipal 5.726/2013, de autoria do prefeito Pedro Bernabé.

"Venho de uma universidade, como professor e reitor, e sempre mirei na importância da educação, que é libertadora. Pensando nisso, institui dentro da rede de ensino a educação empreendedora e trouxemos este programa que é sensacional. E para 2016 a nossa meta é expandir o JEEP para todas as escolas de ensino fundamental”, destacou Bernabé, ao agradecer a parceria do Sebrae-SP.

Ainda na abertura da Semana Empreendedora foi realizada a mesa redonda com os empresários Fábio Escorpione, José Benedito Bruschetta, João Humberto e Sérgio Gracia, dos segmentos de prestação de serviços, comércio e indústria, que falaram sobre suas experiências como empreendedores. O bate-papo foi conduzido pelo diretor regional do Ciesp, Samir Nakad. O evento lotou o auditório do Senai.

PROGRAMAÇÃO

Para esta quarta-feira (7) estão programados dois eventos. O primeiro é a palestra “Como lidar com a inadimplência”, que será ministrada das 9h às 11h na sede do Sinbi. Já a partir das 19h30, haverá mesa redonda com os convidados Caio Ferraz Júnior, Andréia de Alcantara, Carlos Mestriner, Rodrigo Antunes e Rodrigo Simon, que falarão sobre Inovação. O encontro será no auditório do Senai.

A 3ª Semana de Empreendedorismo será encerrada amanhã (8) com Momento Empreendedor no seu Bairro com a Caravana Sebrae-SP. A ação acontecerá das 9h às 17h, na avenida Governador Pedro de Toledo, Centro. Será uma oportunidade para a população tirar dúvidas sobre abertura de empresas e MEI (Micro Empreendedor Individual), entre outros serviços, tudo gratuitamente.

Todos os eventos foram organizados pela Prefeitura de Birigui, por meio da Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Sinbi, Senai, Sebrae-SP, Acib, Ciesp, NJE (Núcleo de Jovens Empreendedores), Sesi e Sindicato dos Contabilistas.

Texto e fotos: Rafael Lopes