07/10/2015
Birigui está entre as 15 melhores cidades do Brasil com melhor oportunidade de educação

O município de Birigui aparece entre os 15 melhores do Brasil e entre os 5 do Estado de São Paulo em oportunidade de educação. O ranking do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), que identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos, foi lançado nesta quarta-feira, dia 7 de outubro, em São Paulo.

O prefeito Pedro Bernabé e o secretário municipal de Gabinete, Dr. Tadeu Saravalli, participaram do lançamento do índice, feito pelo Centro de Liderança Pública, apoiado pelo Instituto Península, pela Fundação Roberto Marinho e pela Fundação Lemann.

Segundo o ranking, Birigui está na 13ª posição do País, com nota 5,6 (em uma escala que vai de 0 a 10 pontos). No Estado de São Paulo, Birigui aparece na 4ª posição. O Brasil conta com 5.570 municípios. A maior nota entre os municípios foi de Sobral (CE), com 6,1 pontos. Entre os 27 Estados, São Paulo lidera o ranking, com 5,1 pontos, seguido de Minas Gerais, com 5,0.

O IOEB oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade. Birigui oferece oportunidades de educação e figura entre as melhores cidades do país. Este índice é uma ferramenta que nos incentiva a melhorar ainda mais a qualidade da educação”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.

O chefe do Executivo foi convidado para participar do lançamento do IOEB por ser um educador (ex-diretor da Unesp) e por implantar a educação empreendedora nas escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui. “A ideia é avaliar quais são as oportunidades educacionais de crianças e jovens de 0 a 17 anos nas cidades. Nossa gestão está comprometida com uma educação de qualidade e em oferecer oportunidades”, frisou o prefeito.

Assinado pelos mesmos autores do Ideb (Reynaldo Fernandes e Fabiana de Felicio), o IOEB aperfeiçoa o sistema de controle social da educação. O índice inclui as crianças e adolescentes em idade escolar que deveriam estar na escola e não estão, responsabilizando, de forma inédita, municípios e estados por todas as crianças e adolescentes que vivem naquela localidade e não estão na escola.

Várias autoridades e lideranças da área educacional estiveram presentes no lançamento do índice, entre elas Ana Maria Diniz, Presidente do Conselho do Instituto Península, Reynaldo Fernandes, ex-presidente INEP, Fabiana de Felicio, ex-Diretora INEP, Fernando Abrucio (Fundação Getúlio Vargas), Dênis Mizne (Fundação Lemann) e Maurício Holanda Maia (Secretário de Educação do Estado do Ceará/Consed) e Alessio Costa (Presidente da Undime). O encerramento foi feito por Luiz Felipe D’Avila, Diretor-Presidente do Centro de Liderança Pública.

Texto: Tiago Lotto

Foto: Assessoria de Gabinete