08/10/2015
Momento empreendedor no seu bairro encerra Semana do Empreendedorismo em Birigui

A 3ª Semana do Empreendedorismo, que teve início na segunda-feira (5 de setembro), está sendo encerrada nesta quinta-feira (8 de outubro), na Av. Governador Pedro de Toledo, com o “Momento Empreendedor no seu Bairro”. Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento tem o objetivo de levar à comunidade serviços a fim de incentivar a formalização de empresas, solucionar dúvidas e promover a capacitação de empreendedores.

O Sebrae-SP esteve no evento de maneira inédita com três unidades móveis disponibilizando informações sobre abertura de empresa, como ser um micro empreendedor individual, entre outros. O Sindicato dos Contabilistas, com o Via Rápida Empresas, realizou a abertura de micro e pequenas empresas individuais. O Sinbi e a Acib divulgaram os serviços e benefícios direcionados aos associados.

Além de divulgar os cursos oferecidos em sua unidade, o Instituto Federal de São Paulo apresentou ao público uma esteira separadora de material magnético e não magnético, uma maquete de controle residencial e uma impressora 3D para estruturas de materiais, experimentos do curso de mecatrônica. O Senai também divulgou um robô que simula as funcionalidades de um braço mecânico, elaborado por alunos do curso técnico em eletroeletrônica da instituição.

A Fateb e Uniesp também apresentaram os seus projetos educacionais e a Etec – Centro Paula Souza disponibilizou alunos da enfermagem para aferir a pressão arterial do público. Já a Prefeitura levou informações diversas, como por exemplo, as linhas de crédito do Banco do Povo.

A Semana do Empreendedorismo atingiu todas as expectativas, principalmente pelo comprometimento e determinação de cada parceiro. A experiência em realizar o evento incluindo a “inovação” foi positiva. O movimento aconteceu em diferentes espaços e os munícipes, de forma geral, foram em busca de informações para empreender e inovar”, avaliou a secretária da Sedecti, Silvia Mestriner.

Texto: Alex Brasileiro e Rafael Lopes

Fotos: Alex Brasileiro