09/10/2015
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Birigui realiza entre os dias 17 e 25 de outubro o 2º Flibi

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realiza entre os dias 17 e 25 de outubro o 2º Flibi (Festival Literário de Birigui). Oficinas, palestras, saraus, fórum, exposições, clube e blitz de leitura, intervenções urbanas e espetáculos teatrais e musicais estão entre as atrações do evento.  O festival conta com o apoio do Sesc e Sesi, entre outros parceiros.

O tema desta edição é “A Arte de Transformar”. “O Flibi contemplará ações objetivando o envolvimento da comunidade com as diversas linguagens artísticas, promovendo a vivência e a reflexão sobre a relação e a importância da leitura e literatura no processo de empoderamento e transformação da sociedade”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig.

Há atividades para todas as faixas etárias, em diversos horários, tudo gratuitamente. Durante os nove dias da feira literária as atrações acontecerão em diversos locais do município, como a Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha”, Centro Sociocultural “Irmãos Rinaldini”, Teatro Popular do Sesi, Fateb, Acib, Instituto Federal de São Paulo, Birigui Palace Hotel, Casa das Estrelas, Léia Abreu Escola de Dança e Teatro, Espaço Arte Luz e Moscoffee Café.

PROGRAMAÇÃO

A programação completa, elaborada pela secretaria e por uma comissão organizadora, foi divulgada nesta semana. No dia 17, por exemplo, haverá o lançamento do e-book Flibi, uma coletânea em formato digital contendo poesias, contos e crônicas escritos por autores do município. A abertura oficial do 2º Flibi acontecerá no mesmo dia na biblioteca municipal. Na sequência haverá o show “Caos à Parte”, com Alzira Espindola & Poeta “arrudA”, que mistura poesia e música.

Durante a semana alguns postos de saúde vão receber a Gelateca, uma geladeira recheada de livros para as pessoas levarem para ler e depois doar para o próximo, alimentando, assim, o saber. No dia 19, o transporte coletivo urbano será o palco para a intervenção artística “Transformar-te”. Os artistas Paulo Bernardes, Fernanda Bianchi e Lela Cavalari vão usar a linha de ônibus do Portal da Pérola 2 para recitar poemas e músicas para os passageiros.

Já no dia 21, o Flibi receberá o jornalista e editor-chefe da Folha da Região, Arnon Gomes, que falará sobre “Biografias”. Ele é autor do livro “O jornalista mais premiado do Brasil”, uma biografia autorizada sobre o repórter José Hamilton Ribeiro. Ambas as palestras acontecerão na biblioteca municipal. No mesmo dia e local haverá o evento Diálogos Literários, que reunirá escritores de Birigui e região.

O universo psicológico de Cora Coralina, poetisa e contista brasileira, será debatido no dia 24 no Café Cultural “A Poesia como Ação”, conduzida pelo psicólogo Ederson Ribeiro Costa. Entre os teatros, haverá no dia 22 a apresentação da peça “Por Acaso, Navalha”, da Cia. Caxote, uma releitura do clássico “Navalha na Carne”, de Plínio Marcos. No último dia do Flibi será realizado um fórum destinado ao diagnóstico e rumos da política literária em Birigui.

SERVIÇO

A programação completa do 2º Flibi está disponível na página oficial da Prefeitura – www.birigui.sp.gov.br – no banner específico sobre o evento. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3643-6192 e 3644-9677.

Texto: Rafael Lopes