09/10/2015
Prefeitura desenvolve projeto em escola municipal e discute problemas urbanos e possíveis soluções

A Prefeitura, por intermédio das secretarias de Educação e Serviços Públicos, Água e Esgoto, realizou nesta semana, na escola municipal Profª Ruth Pintão Lot discussão sobre problemas urbanos – causas e possíveis soluções e lixo e as possibilidades de solução e tratamento.

Os alunos dos 4º anos entrevistaram o secretário de Serviços Públicos, Paulo Batista, pautados no roteiro de aprendizagem através de estudo desenvolvido neste ano sobre a reflexão e autonomia do sujeito que aprende, a criança, por meio de pesquisas.

O tema desenvolvido contemplou os conteúdos de ciências, geografia e história e envolveu a temática do lixo, sustentabilidade, o aumento dos problemas ambientais devido ao crescimento populacional. As crianças também observaram os arredores da escola e compreenderam as causas e consequências além da conscientização da comunidade escolar.

Na temática os alunos realizaram entrevista, pesquisas bibliográficas e propuseram ações para melhoria do problema que a comunidade enfrenta. Dentre elas, envio de carta/email de solicitação de limpeza as autoridades locais, o desenvolvimento do projeto de separação de lixo na unidade escolar e produção de diferentes gêneros de circulação social para a comunidade do bairro João Crevelaro.

Para a secretária de Educação, Sônia Regina Guaraldo, o projeto se destaca pela forma como está sendo executado, uma vez que a metodologia utilizada procura abordar os conteúdos previstos no currículo formal dos alunos articulando as diversas disciplinas envolvidas. “Além disso está formulado a partir de uma perspectiva que considera o protagonismo dos alunos na transposição desses saberes para o cotidiano da comunidade”, destacou a secretária.

O secretário, Paulo Batista, citou a importância desta visita a escola. “Pudemos, além de trazer informações relevantes sobre diversos aspectos relacionados à coleta de resíduos sólidos urbanos, colaborar com um trabalho de educação ambiental tão necessário nos dias atuais", enfatizou Paulo Batista.

Texto: Alex Brasileiro