09/10/2015
Escola Prof. Luciano Augusto Canellas finaliza projetos com alunos de 4 a 10 anos

A Escola Municipal de Período Integral Professor Luciano Augusto Canellas, localizada no Vista Alegre, encerrou na noite desta quarta-feira, dia 8 de outubro, os projetos SustentArte Canellas e Jovens Empreendedores, desenvolvidos aos 375 alunos de 4 a 10 anos atendidos pela unidade escolar.

O prefeito Pedro Bernabé, a secretaria municipal de Educação, Sônia Regina Guaraldo, o secretário de Comunicação, Tiago Contador, e o subsecretário de Administração, Marcelo Marques da Silva, participaram dos eventos, que lotou as dependências da escola.

Segundo a diretora Sandra Maria de Carvalho Valera, as atividades foram desenvolvidas pelos alunos e professores, que contaram com apoio dos pais. “Muitos pais ajudaram na confecção e venda dos produtos. Um projeto visa a conscientização, outro o empreendedorismo. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos”, falou a diretora do Canellas.

Usando a palavra, o prefeito Pedro Bernabé parabenizou os profissionais envolvidos nos projetos e lembrou aos presentes que Birigui entre os 15 melhores municípios do Brasil e entre os 5 do Estado de São Paulo em oportunidade de educação.

O ranking do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), que identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos, foi lançado em São Paulo e aponta Birigui entre as cidades que se destacam na Educação. Quero dividir essa boa notícia com vocês”, falou o chefe do Executivo.

Segundo o ranking, Birigui está na 13ª posição do País, com nota 5,6 (em uma escala que vai de 0 a 10 pontos). No Estado de São Paulo, Birigui aparece na 4ª posição. O Brasil conta com 5.570 municípios. A maior nota entre os municípios foi de Sobral (CE), com 6,1 pontos.

EMPREENDEDORISMO

O projeto Jovens Empreendedores visa levar o empreendedorismo para crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Além de estimular a atitude empreendedora, o programa desperta na criança a iniciativa da busca de autonomia, possibilitando uma nova consciência de mercado, incentivando para atividades empreendedoras.

A ação foi implantada através da lei municipal 5.726/2013, de autoria do prefeito Pedro Bernabé. Além do Canellas, o projeto Jovens Empreendedores também é desenvolvido na escola Professor Ruth Pintão Lot, no João Crevelaro.

O prefeito fez questão de visitar todos os estandes montados na escola. O gestor dialogou com os alunos e obteve informações dos produtos que estavam sendo comercializados. “Ótimos produtos, muito bem feitos. Os alunos, professores, pais e demais envolvidos estão de parabéns”, comentou.

Já o SustentArte Canellas fez apresentações dos cursos oferecidos na escola. Houve apresentações de música, danças, karatê, capoeira e teatro.

Texto e fotos: Tiago Lotto