14/10/2015
16 de Outubro: Prefeitura de Birigui vai comemorar o Dia Mundial da Alimentação

A Prefeitura de Birigui, través do Programa Banco de Alimentos, vai comemorar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de Outubro. Na próxima sexta-feira, dia 16, das 9h às 11h30, variadas atividades estarão acontecendo na Praça Dr. Gama.

De acordo com a diretora do Departamento de Agronegócios e Segurança Alimentar, Regina Biancolin, haverá orientações com uma nutricionista, distribuição de material informativo sobre os programas de segurança alimentar desenvolvidos em Birigui, atividades recreativas e degustação de quitutes naturais. “As atividades são abertas ao público e recebem apoio de parceiros da prefeitura”, destacou a diretora.

Segundo informou a Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), o Programa Banco de Alimentos trabalha para a redução do desperdício de alimentos em Birigui. A ação começou em setembro de 2011 e tem como objetivo arrecadar alimentos doados por meio da articulação do maior número possível de unidades de comercialização, armazenagem e processamento de alimentos.

Após criteriosa análise dos alimentos, ocorre a seleção, higienização, classificação e embalagem. Os alimentos são distribuídos gratuitamente para entidades assistenciais, de acordo com suas necessidades”, explicou Regina Biancolin. Atualmente 11 entidades assistenciais da cidade, legalmente constituídas, recebem os alimentos e atendem 2.000 famílias carentes.

Doação – No Dia Mundial da Alimentação, o Supermercado Bandeirante firmou uma parceria com o Programa Banco de Alimentos e vai doar um caminhão de alimentos ao programa. A doação será feita durante as atividades que ocorrerão na Praça Dr. Gama.

A diretora do Departamento de Agronegócios e Segurança Alimentar de Birigui lembrou que o acesso à alimentação é um dos direitos fundamentais consignados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Todos têm direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Isso é o que chamamos de Segurança Alimentar e Nutricional”, falou Regina Biancolin.

Ela lembrou ainda que esse é um direito que cabe ao povo brasileiro. Um direito de se alimentar devidamente, respeitando as características culturais de cada região e suas particularidades no ato de se alimentar.

História – O Dia Mundial da Alimentação é celebrado há 27anos no dia 16 de Outubro. Este é o momento em que o mundo volta sua atenção para a fome e a insegurança alimentar que afetam centenas de milhares de pessoas. A data marca a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural. Este ano, o tema escolhido pela FAO é “O Direito à Alimentação”, como algo universal, inerente a todos os homens e mulheres do mundo.

Segundo a FAO, a escolha do tema demonstra o crescente reconhecimento da comunidade internacional à erradicação da fome no mundo e à intensificação do desenvolvimento sustentável.

Dia Mundial da Alimentação

Dia: 16 de Outubro