15/10/2015
15 de Outubro: Prefeito recebe livro publicado pela Secretaria Municipal de Educação

No Dia do Professor, comemorado 15 de Outubro, o prefeito Pedro Bernabé, que atuou na área acadêmica por 42 anos, recebeu da secretária municipal de Educação, professora Sônia Regina Guaraldo, o livro “Educar em Birigui”, publicado recentemente pela Secretaria Municipal de Educação. O chefe do Executivo foi professor e diretor da Unesp Araçatuba.

Segundo a secretária Sônia, o livro apresenta parte dos resultados do processo formativo experimentado pelos profissionais da rede. “Esta coletânea traduz, através dos relatos das experiências vividas no cotidiano das salas de aula, o que aconteceu durante o primeiro semestre de 2015 nas escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui”, explicou. “Tais vivências também surgiram como resultado de um novo formato experimentado e que constitui um avanço na concretização dos princípios defendidos pela rede”, frisou.

O prefeito Pedro Bernabé aproveitou o momento para agradecer aos professores e profissionais da rede municipal de ensino. “É graças a cada um deles que nosso município aparece entre os 15 melhores do Brasil e entre os 5 do Estado de São Paulo em oportunidade de educação”. O chefe do Executivo referiu-se ao ranking do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), que identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos. O resultado foi divulgado no último dia 7 de outubro, em São Paulo.

Em nome de nossa secretária, parabenizo todos os professores pelo seu dia. Eles são importantíssimos, pois formam todos demais profissionais, inclusive aos educadores de crianças de 0 à 3 anos que contribuem diretamente na formação do indivíduo”, disse Pedro Bernabé.

EDUCAR EM BIRIGUI

O livro, de uma maneira sucinta, esclarece de que forma o trabalho pedagógico usado nas escolas da Prefeitura de Birigui buscou conectar os diferentes conteúdos e disciplinas do currículo a que todos os alunos têm direito, buscando, através do registro formal, institucionalizar o conhecimento pedagógico produzido, explicitando, também, as buscas que ainda se fazem necessárias para a concretização de uma formação integral das crianças.

Texto e foto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto