19/10/2015
Prefeito Pedro Bernabé abre oficialmente o 2º Flibi; programação do festival segue até o dia 25

O 2º Flibi (Festival Literário de Birigui) foi aberto oficialmente na noite de sábado (17 de outubro) pelo prefeito Pedro Bernabé. A solenidade aconteceu na Biblioteca Municipal Dr. Nilo Peçanha, palco do show “Caos à Parte”, com Alzira E, poeta arrudA e o violonista Luiz Waack. O espetáculo, que misturou músicas e poesias, foi apresentado por meio do Sesc Birigui.

“É um momento sublime abrirmos a segunda edição do Flibi. Apesar das grandes dificuldades financeiras que estamos enfrentando, não poderíamos interromper um grande evento como este. O livro e a leitura nos transforma e nos leva a viajar para mundos imagináveis”, disse Bernabé, ao destacar a importância do festival literário durante seu pronunciamento.

INCENTIVO

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, o Flibi tem por objetivo promover e incentivar a leitura e a literatura. “A programação foi descentralizada a fim de termos maior envolvimento da comunidade, de forma que mais pessoas parem e reflitam sobre a importância de deixarmos por alguns momentos a internet para mergulharmos nas histórias contadas nos livros”.

Participaram também da abertura do Flibi o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Marcos Tinarelli, o secretário adjunto de Educação, Márcio Insognia, os vereadores Cristiano Salmeirão e Paquinha, além do gerente do Sesc Birigui, Silvio França.

O Flibi é realizado pela Secretaria Municipal e Cultura e Turismo, com as seguintes parcerias: Sesc, Sesi, Siseb (Sistema Estadual de Bibliotecas), SP Leituras – Organização Social de Cultura, Espaço Arte e Luz, Interação – Educação Corporal e Integração Humana, Apan (Associação dos Psicólogos da Alta Noroeste), Instituto Federal, CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), Fateb, Cenaic, Birigui Palace Hotel, escola estadual Profº Stélio Machado Loureiro, Léia Abreu Escola de Dança, Casa das Estrelas e Gráfica VRA.

PROGRAMAÇÃO

Até o dia 25 deste mês, o público poderá desfrutar gratuitamente de diversas atividades, como saraus, clube e blitz de leitura, oficinas, palestras, apresentação de dança, peças de teatro e exposições, abertas para todas as idades. As manifestações artísticas acontecerão em diversos horários e locais do município. Veja, abaixo, a programação do Flibi nesta segunda-feira (19).

Gelateca – Biblioteca Livre

UBS 2 Toselar – das 8h às 18h

Exposição “Memórias em Retratos”

Birigui Palace Hotel – das 8h às 21h