19/10/2015
Sedecti inicia Curso de Produção de Derivados do Leite e prefeito participa da aula inaugural

A Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio do departamento de Agropecuária, juntamente do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, iniciou nesta segunda-feira (19), o Curso de Produção de Derivados do Leite.

O prefeito Pedro Bernabé falou da importância do setor rural na economia do município. “Nossa cidade é a 1ª em produção de grãos e a 2ª maior em produção de leite na região como informou o representante da Cati, veterinário Fabiano Pantarotto, com a contribuição direta de nossos produtores. Birigui está hoje entre as 50 melhores cidades brasileiras de médio porte (de 50 a 200 mil habitantes) em desenvolvimento socioeconômico”, destacou, Bernabé, ao citar que o município aparece na 37ª posição no ranking “As Melhores Cidades do Brasil”, elaborado pela parceria da revista IstoÉ e agência nacional classificadora de risco de crédito Austin Rating.

O curso acontece no bairro rural Veadinho e terá duração de quatro dias, onde serão passadas pelo instrutor João Francisco Gomes técnicas de pasteurização e processamento de leite, com produção de aproximadamente 23 produtos. “Os participantes aprenderão a produzir queijo minas, mussarela, mussarela em nó e trança, requeijão cremoso, iogurte de vários sabores, doce de leite, entre outros”, explicou o instrutor do curso.

Também participaram da aula inaugural o responsável pelos cursos do Siran, zootecnista Carlos Belluzzo e o secretário interino da Sedecti, Antônio Roberto Gonçalves.

Texto e Fotos: Alex Brasileiro