21/10/2015
Flibi: jornalista e escritor Arnon Gomes participa de bate-papo nesta quarta-feira, na Biblioteca Municipal

No quinto dia do 2º Flibi (Festival Literário de Birigui), que acontece nesta quarta-feira, 21 de outubro, o público pode participar de bate-papos com escritores locais e regionais. O festival é uma realização da Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio do Sesc, Sesi, entre outros parceiros. Todas as atividades do dia são gratuitas.

O primeiro encontro acontece a partir das 10h, com o editor-chefe da Folha da Região, Arnon Gomes. O jornalista e escritor abordará o tema “Biografias”. Ele é autor do livro “O Jornalista mais Premiado do Brasil”, sobre a vida e o trabalho do repórter José Hamilton Ribeiro, e também da biografia de Genilson Senche, que foi diretor da Folha.

Mais tarde, às 20h, diversos escritores de Birigui e região participam do evento “Diálogos Literários”. Eles vão conversar com o público sobre suas obras, seus processos e projetos, além do cenário da literatura na região. Ambas as atividades acontecem na Biblioteca Municipal Dr. Nilo Peçanha.

INTERVENÇÕES

Atividades lúdicas destinadas ao público infantil serão apresentadas por alunos da escola estadual Profº Stélio Machado Loureiro, das 8h às 10h, nas Tendas Literárias, na praça James Mellor. A partir das 8h, a peça infantil “Up Altas Aventuras” será encenada por alunos da escola municipal Professora Ruth Pintão Lot, na Polícia Mirim.

A UBS 1 (Unidade Básica de Saúde) do bairro Cidade Jardim recebe a gelateca, geladeira estilizada recheada de livros para as pessoas levarem para ler. O objetivo é incentivar a leitura e alimentar o saber da população. Das 8h às 21h, no Birigui Palace Hotel, haverá a exposição “Memórias em Retratos”. A mostra contém fotos históricas de espaços e prédios do município.

Outra atividade que acontece nesta quarta-feira é a exposição “Drummond – Testemunho da Experiência Humana”, em que visitantes poderão conhecer a vida e a obra de Carlos Drummond de Andrade. A mostra é aberta ao público das 7h30 às 22h, na Biblioteca Municipal Dr. Nilo Peçanha. A exposição é realizada em parceria com a Fundação Banco do Brasil.

OFICINAS

O Espaço Arte Luz recebe a oficina “A arte de transformar palavras em aquarela”, com Laisa Viscovine, Kelli Passelli e Jane Lopes, que trabalhará artes plásticas e literatura. A atividade acontecerá das 14h às 16h, na rua João Galo, 1.391. No mesmo horário, no Centro Sociocultural Irmãos Rinaldini, na avenida Governador Pedro de Toledo, acontece a oficina “A Linguagem do Corpo”, com o Grupo Em Movimento.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Alexandre Souza/Folha da Região