21/10/2015
Pedro Bernabé acompanha atividades do Festival Literário de Birigui realizadas nesta quarta-feira

O prefeito Pedro Bernabé acompanhou na manhã desta quarta-feira (21 de outubro) atividades do 2º Flibi (Festival Literário de Birigui). O festival é uma realização da Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio do Sesc, Sesi, entre outros parceiros. A programação segue até o dia 25 deste mês e todas as atividades são gratuitas.

Logo pela manhã, assim que chegou ao Paço Municipal, o chefe do Executivo foi abordado por alunos da escola estadual Profº Stélio Machado Loureiro, que realizavam blitz de leitura. Nas tendas montadas na praça James Mellor, crianças da escola municipal Roberto Clark tiveram contanto com a literatura, por meio de declamações de poemas.

A ação foi realizada pelos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª e 2ª série do ensino fundamental do Stélio, sob a coordenação dos professores Patrícia Neves e Diego Braga Freire. A atividade desenvolvida faz parte do projeto pedagógico de literatura realizada durante todo o ano letivo na unidade escolar.

PALESTRA

O prefeito também assistiu a palestra ministrada pelo jornalista e escritor Arnon Gomes, na Biblioteca Municipal Dr. Nilo Peçanha. Ele falou sobre a biografia, um gênero literário em que o autor narra a história da vida de uma pessoa. Em um bate-papo descontraído com estudantes, o escritor explicou a estrutura básica de uma obra biográfica e suas experiências como escritor.

Gomes é atualmente editor-chefe da Folha da Região de Araçatuba. Ele é autor dos livros biográficos “O Jornalista mais Premiados do Brasil – a vida e as histórias do repórter José Hamilton Ribeiro” e “Genilson Senche – homem de ideias e ação”, além do livro “Com véu e alegoria – cem anos de Carnaval em Araçatuba”.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Rafael Lopes e Tiago Lotto