21/10/2015
Programa Acessa São Paulo passa a funcionar na Biblioteca Municipal "Dr. Nilo Peçanha"

A Prefeitura de Birigui informa que o programa Acessa São Paulo está funcionando nas dependências da Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha”, na avenida Governador Pedro de Toledo, 73 – Centro. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

O programa visa à inclusão digital da população por meio de acesso livre aos computadores e a internet, proporcionando acesso a informação e serviços dos governos municipal, estadual e federal. Em Birigui, o Acessa São Paulo é coordenado pelas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Cultura e Turismo que disponibilizam dois servidores para atuarem como monitores e auxiliar os usuários. Equipado com 10 computadores completos e uma impressora o público tem total acesso para pesquisas, inclusive em redes sociais, podendo imprimir até três cópias gratuitas.

INCLUSÃO DIGITAL

O Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, com apoio da Prodesp - Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.

Instituído em julho de 2000, o Programa Acessa São Paulo oferece para a população o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas. O objetivo do programa é permitir que cidadãos de todos os níveis socioeconômicos possam acessar as TICs e fazer uso dos serviços que a rede disponibiliza.

Para atingir seus objetivos, o programa Acessa São Paulo abre e mantém telecentros, espaços públicos com computadores e conexão banda larga para acesso gratuito e livre à internet. Monitores capacitados dão suporte aos usuários do posto para o uso do computador e acesso à internet, oferecendo auxílio para a realização de tarefas escolares, pesquisa, uso de sites de redes sociais, entretenimento e serviços de governo eletrônico, entre outros.

Texto: Alex Brasileiro

Foto: Rafael Lopes