22/10/2015
Santa Casa recebe certificação pela qualidade nos processos de esterilização de artigos cirúrgicos

A Santa Casa de Birigui recebeu, pelo sexto ano consecutivo, certificação pela qualidade nos processos de esterilização dos artigos cirúrgicos realizados na Central de Material e Esterilização, com o objetivo de diminuir os índices de infecção hospitalar. O prêmio foi concedido pela empresa Medcontrol e pelo programa de qualidade da instituição Elfutec Educação sem Limites.

O prefeito Pedro Bernabé recebeu o certificado da equipe do hospital: o interventor Gabriel Genaro de Moraes, da administradora Eunice Masson, da gerente de enfermagem Bruna Perassoli Teixeira e o médico infectologista Igor Barcellos Precinoti, além da secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio.

A premiação representa ainda a qualidade no monitoramento dos indicadores biológicos, químicos e físicos e, sobretudo, o nível de segurança para o paciente que procura a entidade para atendimento, seja ele em caráter de urgência ou eletivo. Segundo a direção do hospital, são realizadas, em média, 284 cirurgias por mês no centro cirúrgico do hospital.

APRIMORAMENTO

Segundo a gerente, a Santa Casa possui o PCIH (Programa de Controle de Infecção Hospitalar), em cumprimento à lei 9.431/1997, e a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), que realiza treinamentos e educação continuada com a equipe da Central de Material e Esterilização buscando, sempre, o aprimoramento do processo de descontaminação dos materiais cirúrgicos.

“Cada vez mais a segurança do paciente, a assistência com qualidade e a otimização de custos são requisitos fundamentais e desejados por qualquer instituição de saúde. Pensando nisso, a Irmandade da Santa Casa de Birigui trabalha continuamente com políticas seriamente implantadas para controle das IRAS (Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde)”, comentou Bruna.

Os artigos cirúrgicos são esterilizados por meio do aparelho autoclave, que atinge 134 graus de temperatura. “O índice de infecção da Santa Casa acompanha os números dos hospitais que possuem o selo de CQH (Controle de Qualidade Hospitalar), o que mostra que nossa instituição tem a responsabilidade e o compromisso com os pacientes”, completou a gerente de enfermagem do hospital.

Texto e foto: Rafael Lopes