22/10/2015
Prefeito participa do encerramento do curso de produção de derivados do leite para produtores rurais

O prefeito Pedro Bernabé participou na manhã desta quinta-feira (22 de outubro) do encerramento do curso de produção de derivados do leite. Durante quatro dias, 20 produtores rurais de Birigui aprenderam técnicas de pasteurização e produção de variados queijos, requeijão (cremoso e de ricota), iogurte, doce de leite, maionese de leite, ricota natural, entre outros.

O curso foi realizado pela Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

As aulas foram ministradas no bairro rural São José do Veado pelo instrutor do Senar, João Francisco Gomes. Também acompanharam o último dia do curso o secretário interino da Sedecti, Antônio Roberto Gonçalves, o veterinário do departamento de Agropecuária, Matheus Moreira Beli, o zootecnista do Siran, Carlos Belluzzo e o veterinário da Cati, Fabiano Pantarotto.

EXPERIÊNCIAS

A produtora Luiza Amador Cortinovis, moradora do bairro rural Baixotes, elogiou a qualidade do curso. “Todas as aulas foram ótimas. Faço queijo para vender e, por isso, resolvi participar do curso para aprofundar o aprendizado e melhorar a qualidade dos meus produtos”, explicou.

O produtor Luiz Augusto Fortuna, morador do bairro rural Córrego Fundo, disse que fez o curso para obter uma renda extra. “Sou produtor e resolvi fazer o curso para produzir alimentos derivados de leite e, assim, e conseguir uma renda extra com a venda dos produtos. Quanto mais conhecimento também é melhor”, afirmou.

Texto e fotos: Rafael Lopes