26/10/2015
Prefeito Pedro Bernabé recebe comitiva e conhece o Projeto Bem Estar

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 26 de outubro, o idealizador do Projeto Bem Estar, Mauricio Rufino Barbosa, fisioterapeuta que coordena o projeto em Araçatuba e Avanhandava. O encontro com o chefe do Executivo foi agendado pelo vereador Pastor Reginaldo Fernando Pereira. A comitiva foi completa pelo Pastor Lucas Antunes. Os três foram recebidos pelo prefeito no Paço Municipal.

Por se tratar de um projeto que atende o ser humano, que visa a melhora da saúde e consequentemente da qualidade de vida das pessoas, achei interessante mostrar o projeto ao prefeito”, comentou o vereador Pastor Reginaldo, que através dos membros de sua igreja pretende trazer o projeto para Birigui.

O Projeto Bem Estar realiza a promoção, prevenção e reabilitação da saúde, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos. Em Araçatuba o atendimento é feito em 23 núcleos (principalmente em praças), além de outro núcleo em Avanhandava. O projeto começou em 2008, com um número reduzido de participantes. Hoje são aproximadamente 1.500 pessoas atendidas gratuitamente por semana.

A equipe que atua no Bem Estar realiza aferição de pressão arterial, alongamentos, caminhada, reeducação postural, exercícios respiratórios, exercícios localizados, acompanhamento e orientações de saúde e relaxamento muscular. “Tudo isso com a fisioterapia preventiva, que tem como funções melhorar a mobilidade, aliviar a dor, prevenir lesões, recuperar funções perdidas, entre outras limitações”, explicou o fisioterapeuta Maurício Rufino.

O prefeito Pedro Bernabé vai analisar a possibilidade de trazer o projeto para as praças de Birigui. “Este projeto é maravilhoso, pois visa a saúde do ser humano. Quando se faz prevenção, diminui as o número de atendimento nas UBSs. Vamos estudar a implantação da ação em nosso município”, frisou o chefe do Executivo.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Alex Brasileiro