27/10/2015
Comitê de Dengue e Leishmaniose realiza 3ª reunião de sala para discutir ações de combate e prevenção

O Comitê de Dengue e Leishmaniose de Birigui realizou sua 3ª reunião de sala de situação de dengue na manhã desta terça-feira, dia 27 de outubro. O encontro ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença do prefeito Pedro Bernabé. O objetivo foi discutir ações que estão sendo e que poderão ser desenvolvidas no município. O prefeito foi recebido pela secretária de Saúde, Andrea Benvenuta.

Formado por representantes de classe, autoridades militares, funcionários da Secretaria de Saúde e representantes das demais secretarias municipais, o comitê fará uma avaliação do atual momento da dengue e leishmaniose e as ações realizadas neste período. Logo após serão desenvolvidas ideias para projetos que possam contribuir no combate a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e palha, transmissor das doenças.

Segundo o prefeito, é importante traçar ações para serem desenvolvidas neste final de 2015 e início de 2016, pois se trata de um período de chuvas. “Estamos realizando várias ações, mas precisamos do apoio efetivo de toda a população, pois por várias vezes limpamos áreas da cidade e em pouco tempo já está sujo e acumulando lixo. Sem o apoio das pessoas a Prefeitura não conseguirá melhorar este cenário. Se todos colaborarem poderemos obter um resultado satisfatório com a diminuição dos casos em nossa cidade”, declarou o chefe do Executivo.

As ações de combate à dengue são ininterruptas, ganhando intensidade com as visitas casa a casa para orientação, bloqueio e nebulização. Orientações educativas em escolas e órgãos de classe também fazem parte das ações.

CRIADOUROS

Qualquer recipiente com água parada pode ser usado pelo mosquito para reprodução. Portanto, a população precisa tomar alguns cuidados, como não deixar água acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas ou pneus, além de deixar o quintal de casa sempre limpo.

Os bebedouros dos animais devem ser lavados duas vezes por semana com bucha e sabão. As garrafas devem ser guardadas de boca para baixo e as caixas d' água, tonéis e tambores mantidos sempre fechados.

Febre alta, dor atrás dos olhos, na cabeça e no corpo, principalmente nas articulações, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo são os principais sintomas da dengue. As pessoas com suspeita da doença devem procurar imediatamente uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de casa. Se não tratada corretamente, a doença pode levar a morte.

NÚMEROS

Segundo o último boletim da Vigilância Epidemiológica de Birigui, de janeiro até 26 de outubro deste ano foram computadas 7.527 notificações, sendo 4.447 casos positivos comprovados por exame laboratorial e por critério clínico epidemiológico e 2.934 casos negativos (por laboratório e critério clínico epidemiológico). Foram confirmadas, até o momento, seis mortes por causa da dengue na cidade.

Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto

Fotos: Alex Brasileiro