29/10/2015
Prefeitura de Birigui inicia instalação de enfeites em ruas, avenidas e praças para o Natal Iluminado

A Prefeitura de Birigui iniciou nesta quarta-feira (28 de outubro) a instalação da decoração natalina nas principais avenidas, ruas e praças da cidade para o projeto Natal Iluminado. Mesmo diante da crise econômica que atinge o País e das dificuldades enfrentadas pelo município, o Executivo optou por manter a tradição de decorar a cidade.

“A iluminação natalina de Birigui foi bastante elogiada pelos moradores e por visitantes de cidades vizinhas. Vamos manter a tradição e fazer o nosso melhor para o Natal deste ano”, comentou o prefeito Pedro Bernabé. “Também foi possível manter o projeto graças ao apoio financeiro de diversos parceiros”, completou.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, todas as estruturas dos enfeites e parte de materiais com LED (diodos emissores de luz), como mangueiras, cordões e redes de anos anteriores, estão sendo reaproveitados. “Infelizmente parte do material danificou durante o período em que ficou exposto em 2014, por isso, tivemos que adquirir novos produtos”, justificou.

O secretário explicou que o projeto Natal Iluminado é importante para impulsionar a economia da cidade, por receber visitantes de toda região. “O período do Natal é um momento especial em que as famílias e amigos se reúnem. O projeto estimula esse encontro ao mesmo tempo em que fomenta o turismo comercial, gastronômico e religioso, dinamizando e potencializando a manutenção e a geração de empregos e divisas para o município”, destacou.

DECORAÇÃO

Os enfeites temáticos estão sendo colocados nos postes de iluminação das avenidas Nelson Calixto, Euclides Miragaia, Barão do Rio Branco e 9 de Julho, e em ruas centrais. Além disso, nos próximos dias começa a ornamentação das praças James Mellor, João 23 (atrás do cemitério Saudades) e a Doutor Gama, onde ficará a tradicional casinha do Papai Noel. O serviço é realizado por servidores municipais.

Como em anos anteriores, a administração municipal conta com o apoio financeiro de diversos parceiros, entre eles, a Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e o Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui). Dentre as ajudas da iniciativa privada está o fornecimento de combustível para os veículos usados para a instalação dos enfeites.

ABERTURA

Seguindo o decreto de contenção de gastos determinado pelo Executivo, o período do Natal Iluminado foi encurtado para reduzir custos. No ano passado, as atividades iniciaram no dia 29 de novembro e seguiram até 15 de janeiro deste ano. Agora, a abertura oficial do projeto acontecerá no dia 8 de dezembro, data em que Birigui comemorará 104 anos. As luzes ficarão acesas até 6 de janeiro de 2016.

No dia está previsto o desfile cívico e, ao final, a chegada do Papai e Mamãe Noel. A casa do “bom velhinho” ficará aberta para visitação até o dia 23 de dezembro. A praça Doutor Gama será palco ainda de diversas apresentações artísticas, culturais e religiosas, sempre durante a noite. A programação está sendo elaborada pela Secretaria de Cultura e Turismo e será divulgada na segunda quinzena de novembro.

Texto: Rafael Lopes e Tiago Lotto

Foto: Rafael Lopes