29/10/2015
Em congresso na França, professora e presidente do Conscienti destaca Birigui em sua apresentação

A professora doutora Andréia de Alcântara Cerizza, do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) – campus Birigui, destacou a capital do calçado infantil em apresentação feita no 13º Colloque Internacional de L’Institut des Amériques, realizado em Toulouse, na França, nos dias 14, 15 e 16 de outubro.

A professora e pesquisadora do IFSP apresentou trabalho intitulado “Sistema nacional de inovação e principais políticas públicas de Estado de promoção e apoio à inovação no Brasil: as localidades se apropriam dessas políticas? Estudo do arranjo produtivo local calçadista e demais setores produtivos de Birigui”.

O congresso foi promovido pela Université Fédérale de Toulouse UT2J (Université Toulouse - Jean Jaurès/Campus Mirail) e reuniu pesquisadores da América Latina, Anglo-Saxônica e Caribe. “Cinco temáticas foram abordadas no congresso: a exploração dos recursos naturais e gestão do espaço, inovações científicas e tecnológicas, formas de governança, expressões artísticas e inovações e recomposição identitária. Trata-se de um evento extremamente importante. Foi uma honra apresentar uma pesquisa que enfatizasse Birigui”, disse a professora doutora Andréia.

PESQUISA

Presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Birigui, o CONSCIENTI, Andréia Cerizza desenvolve pesquisas sobre políticas públicas de inovação, arranjos e sistemas produtivos locais, economia solidária e desenvolvimento local. Ela é, também, líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica e Territorial – GPITT - CNPq/ IFSP e membro efetivo da Red EmprendeSUR - Emprendedorismo e Innovación en América Latina.

Em seu trabalho de mestrado, abordou o tema “Governanças do arranjo produtivo local calçadista infantil de Birigui”, onde discutia a governança realizada no APL calçadista. Já na defesa da tese de doutorado, o estudo contemplado foi a “Divisão do trabalho inovador: Análise do papel do Estado na perspectiva dos organismos de apoio de Birigui”, onde foi verificada a apropriação e efetividade das políticas públicas de inovação desenvolvidas pelo governo federal entre 2004 e 2014, na localidade.

“A cidade de Birigui é uma fonte inesgotável de pesquisa pelo empreendedorismo e a inovação, e pela capacidade de comunicação e articulação entre os diversos organismos de apoio em prol do município”, comentou a pesquisadora. Vale ressaltar que esse é o segundo trabalho da professora aceito na França. O primeiro foi em setembro de 2014, na Université Lille 1, e será publicado em um livro com artigos aceitos.

Texto: Tiago Lotto