05/11/2015
Prefeitura convoca beneficiários do Bolsa Família para pesagem das crianças até 7 anos e gestantes

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com apoio da Secretaria de Saúde, convoca os beneficiários do programa Bolsa Família para pesagem obrigatória, referente ao segundo semestre deste ano. A atualização é voltada às crianças com até 7 anos e gestantes, que devem comparecer no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de casa.

No dia 11 de novembro uma equipe da saúde estará no Cras 3, localizado no bairro Jardim Estoril. No dia 17 a pesagem acontecerá no Cras 1, no Quemil. Já no dia 18 a ação será no Cras 2, no Thereza Maria Barbieri. O serviço será encerrado no dia 20 no Cras 4, no Portal da Pérola 2. Nos quatro dias o atendimento será das 8h às 16h30. (veja endereços das unidades abaixo).

Para realizar a pesagem é necessário a apresentação do cartão Bolsa Família e a carteirinha de vacinação das crianças. O procedimento é uma das condicionalidades para o recebimento do auxílio e deve ser feito duas vezes ao ano, uma em cada semestre. Os beneficiários que não fizerem a atualização poderão ter o benefício bloqueado, suspenso ou cancelado.

PROGRAMA

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que contribui para o combate à pobreza e a desigualdade no Brasil. Para se candidatar ao programa, é necessário que a família interessada esteja inscrita no CadÚnico. Em Birigui, aproximadamente 1,6 mil famílias recebem o benefício todos os meses.

Ao receber o auxílio, os responsáveis legais assumem o compromisso de levar os filhos menores de sete anos para tomar as vacinas recomendadas e para pesar, medir e fazer o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento. As gestantes devem fazer o pré-natal e ir às consultas agendadas nas unidades de saúde. Na área da educação, as crianças e adolescentes de 6 a 17 anos devem frequentar a escola regularmente.

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO

11/11 – Cras 3 – rua Padre Geraldo Goseling, 1.176. bairro Jardim Estoril

17/11 – Cras 1 – rua Ermando Zin, 674, bairro Quemil

18/11 – Cras 2 – rua Pedro Bernabé, 101, bairro Thereza Maria Barbieri