09/11/2015
Acessibilidade: Prefeitura realiza obras de mobilidade urbana e centro ganha novas rampas

A Prefeitura de Birigui, por intermédio da Secretaria de Obras e do Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços), está realizando mais uma obra e finalizando novos serviços de mobilidade urbana. A região central da cidade vai ganhar oito novas rampas de acesso, que estão sendo construídas seguindo o que determina a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As melhorias também visam adequação na sinalização.

"O serviço está sendo realizado nesta área da cidade porque as quadras são geometricamente irregulares. A rua Anhanguera sofre um estreitamento após o trecho entre as ruas Barão do Rio Branco e Saudades", explicou o diretor do Deptrans, Wagner Pedrosa.

As rampas de acessibilidade estão sendo construídas no calçamento das ruas Barão do Rio Branco, Saudades e Anhanguera. "As rampas estão todas ligadas as faixas de pedestres já existentes nestes locais", frisou o diretor.

A faixa de rolamento da rua Anhanguera será alinhada com o trecho posterior ao cruzamento com a rua Saudades. O local onde a rua é mais larga terá o disciplinamento do estacionamento, com bolsão para ônibus, vagas para motos, além de ganhar algumas vagas em 45 graus para veículos de pequeno e médio porte, com espaços exclusivos para deficientes físicos e idosos.

O chefe do Executivo disse que as alterações são necessárias e muito importantes. "Essa obra tem como objetivo principal dar maior segurança aos cadeirantes. Estamos melhorando também o alinhamento da via e aproveitando, por se tratar de um trecho mais largo, para aumentar o número de vagas para estacionamento", destacou o prefeito Pedro Bernabé.

Texto e Fotos: Alex Brasileiro