09/11/2015
Prefeitura e Caixa Econômica Federal realizam reunião sobre as casas populares do Portal do Parque

A Prefeitura de Birigui e a Caixa Econômica Federal (CEF) estiveram reunidas para tratar das 397 casas populares que estão quase prontas do Residencial Portal do Parque 1, localizado ao lado do Portal da Pérola. O encontro ocorreu na tarde de 06 de novembro, no Paço Municipal.

O prefeito Pedro Bernabé, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, o secretário de Obras, Rubens Franco da Silveira, o secretário de Administração, Edson Narciso Lopes, e os servidores envolvidos no projeto receberam o superintendente regional da CEF, José Paulo Gomes de Amorim, e o gerente geral da agência sede, Sérgio Fiorelli.

Após o encontro, ficou definido que na 1º quinzena de novembro será publicada a lista das famílias selecionadas e a relação dos 20 suplentes. Após a publicação, ainda no mês de novembro, será realizada a individualização, onde um sistema próprio elaborado pela CEF realizará o sorteio das unidades, com a presença dos selecionados. O local, dia e hora será divulgado em breve.

Segundo os assessores de planejamento da Prefeitura de Birigui, Leni Liranço Mazucato e Luiz Fernando Demarqui, o SENAC realizará o Trabalho Técnico Social com as famílias beneficiadas. Quem estiver com a documentação em ordem fará, em dezembro, uma vistoria no imóvel. Após esta vistoria, a construtora realizará as adequações apontadas pelos futuros proprietários.

Seguindo cronograma elaborado pela Caixa, o banco vai gerar os contratos de financiamento e, depois, juntamente com a Prefeitura de Birigui, irá colher em um único dia a assinatura de todos os contratos. A assinatura está prevista para ocorrer uma semana antes da entrega das casas.

A entrega das casas (data e local) será divulgada em breve pelo Ministério das Cidades. Segundo a Caixa, a previsão de entrega é para o mês de janeiro de 2016.

As 397 casas populares do Portal do Parque 1 serão entregues para famílias de baixa renda do município. As obras, de responsabilidade da Lomy Engenharia, estão em fase final de acabamento. As unidades possuem 36,78 metros quadrados de área construída, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

As casas já terão piso e azulejo em todos os ambientes e aquecedor solar. O conjunto habitacional será entregue ainda com toda infraestrutura, como rede de água e esgoto, iluminação pública, guias, sarjetas, pavimentação, arborização e paisagismo.

As moradias são destinadas para famílias residentes em Birigui, cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais), com renda bruta mensal de até R$ 1,6 mil, que não possuam casa, terreno ou financiamento habitacional, e que não tenham sido contempladas por qualquer programa habitacional. Do total de casas, 3% são destinados aos idosos e outros 3% para portadores de necessidades especiais.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social avaliou quais famílias poderiam ser beneficiadas, conforme critérios estabelecidos pelo governo federal e outros pela administração municipal. Já a pré-seleção foi realizada pela CEF, com base nas documentações apresentadas pelos candidatos.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Alex Brasileiro