10/11/2015
Trabalho diferenciado foca orientação educativa e eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui iniciou este mês uma ação diferenciada para reforçar o combate à dengue junto à população. Até o final de dezembro, as visitas domiciliares realizadas diariamente pelos agentes comunitários de saúde no período da manhã serão voltadas exclusivamente para os trabalhos de controle, orientação educativa e eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

“O objetivo é obter uma rápida cobertura dos imóveis em todas as microáreas de atuação dos agentes, inclusive daquelas descobertas pela ESF (Estratégia de Saúde da Família). Esse trabalho em conjunto dos agentes visa controlar a proliferação do mosquito, prevenindo o aumento do número de casos da doença nos próximos meses, quando se intensificam as chuvas”, explicou a enfermeira coordenadora da ESF, Layane Nayara Requenha.

As visitas casa a casa acontecem das 7h30 às 12h30. No período da tarde, os agentes comunitários de saúde desenvolvem as demais atividades pertinentes à função, mas sempre alertando os munícipes sobre a doença. “É importante que a população colabore e receba a visita dos agentes, identificados com camiseta branca e laranja, boné cinza e crachá, e execute todas as informações preventivas repassadas para que possamos evitar o aumento da doença”, pediu Layane.

ORIENTAÇÕES

Qualquer recipiente com água parada é um potencial criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. Portanto, a população precisa tomar alguns cuidados, como não deixar água acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas ou pneus, além de deixar o quintal de casa sempre limpo e não jogar lixo ou qualquer tipo de material em terrenos baldios.

Os bebedouros dos animais devem ser lavados duas vezes por semana com bucha e sabão. As garrafas devem ser guardadas de boca para baixo e as caixas d' água, tonéis e tambores mantidos sempre fechados. “Estamos realizando várias ações, mas precisamos do apoio efetivo de toda a comunidade nesta luta contra a dengue”, frisou a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio.

Segue, abaixo, roteiro dos bairros a serem visitados no mês de novembro:

UBS 1: Thereza Maria Barbieri; Ivone Alves Palma, Cidade Jardim; Vila Bandeirantes, Vila Xavier e Vila Roberto.

UBS 2: Arco Íris, Jardim Alvorada, Tangara, Primavera, Manuela e Vista Alegre

UBS 3:Colinas, Jardim do Trevo, Laluce, Capuano e Vale do Sol

UBS 4: Monte Líbano, São Braz e Coab 3

UBS 6: Portal da Pérola 1 e 2 e Recanto Verde