11/11/2015
Segurança Pública: Guarda Civil Municipal também atua na zona rural de Birigui

A Guarda Civil Municipal de Birigui, além de suas funções nos logradouros públicos urbanos, com o advento do Estatuto da Guarda Municipal de Birigui, passou a exercer suas funções junto a zona rural, com a preocupação de levar segurança a população desses locais, conforme dispõe o artigo 5º, inciso IV, do Estatuto da Categoria.

Nesse sentido, a Guarda tem realizado várias ações na zona rural. Recentemente servidores da Guarda Municipal flagraram o despejo irregular de produtos supostamente contaminados em um emissário interligado ao sistema de tratamento de esgoto, como também junto com a Secretaria do Meio Ambiente foram encontrados na zona rural uma carga de aproximadamente 1 tonelada de carcaça de frango.

A Guarda Municipal tem flagrado pessoas, de pequenas empresas, denominados bancas de calçados, despejando em vias rurais resíduos de calçados, o que é considerado crime ambiental, sendo comunicado a Cetesb para as providências cabíveis, bem como elaborados boletim de ocorrência.

A Guarda atua também em APP (Área de Preservação Permanente), onde há pessoas que utilizam irregularmente estes espaços para a criação de animais equinos, bovinos e suínos, coibindo o uso e apreendendo os animais que estejam ali abrigados.

ÁREA URBANA

Em razão de sua competência, prevista na lei 13.022 de agosto de 2014, a Guarda Municipal de Birigui vem promovendo ações de combate a indivíduos em situações suspeitas. As praças e logradouros públicos têm sido alvos constante da presença de usuários de drogas e traficantes. Sendo assim, as viaturas operacionais vem realizando dezenas de abordagens e conduções de portadores de drogas, bem como outras práticas ilícitas, apreendendo armas brancas e objetos furtados, promovendo assim mais segurança à população.

No último domingo, dia 8 de novembro, guardas municipais deparam com 3 ocorrências envolvendo menores. Na ocasião, foram apreendidos e conduzidos à delegacia 07 papelotes de maconha, 01 cigarro de maconha e um pino de cocaína, que ficaram a disposição da Justiça bem como os menores.

SERVIÇO

Os munícipes que desejam efetuar denúncias podem ligar para os telefones 199; 08007702532 e 3641-8088. Lembrando que a Guarda Municipal está 24 horas a serviço da população.

Texto: Everaldo Dias da Silva (Comandante da Guarda Municipal de Birigui)