12/11/2015
Agentes comunitários de saúde participam de capacitação sobre Terapia Comunitária Integrativa

Os agentes comunitários de saúde de Birigui foram capacitados sobre Terapia Comunitária Integrativa. O objetivo é que os profissionais utilizem a terapia como instrumento na prevenção à violência e uso de drogas e na promoção do desenvolvimento integral das famílias atendidas pelo programa ESF (Estratégia de Saúde da Família).

Aproximadamente 70 agentes participaram da capacitação, que teve quatro dias de duração, sendo encerrado nesta quinta-feira (12). O treinamento foi ministrado no auditório da Unimed pela arte terapeuta Walkiria Kaminski, de Fortaleza, capital do Ceará. Ela é formada em terapia comunitária pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Letras pela PUC do Paraná.

A Terapia Comunitária Integrativa é uma nova forma de elaboração e construção de redes sociais educativas e transformadoras através de praticas simples, fáceis e lúdicas com as quais se pode tratar de educadores e cuidadores sociais em grupo e concretizar praticas educacionais inclusivas e integrativas que levem a novos patamares de promoção em saúde e promoção de estilos de vida.

A capacitação englobou práticas simples, factíveis e de fácil execução para o enfrentamento dos novos desafios existenciais que levam indivíduos ao estresse e a depressão, a violência e ao uso de drogas. O conteúdo programático envolveu: práticas emocionais restauradoras, bases sociológicas e antropológicas da terapia comunitária integrativa, transformando carências em competências, educação em saúde como parte do processo terapêutico comunitário, entre outros temas.

Texto e foto: Rafael Lopes