13/11/2015
Em Andradina, SEDECTI apresenta casos de sucesso de Birigui em treinamento do SEBRAE

A Prefeitura de Birigui, por meio da SEDECTI (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), participou na última quarta-feira, 11 de novembro, de um treinamento ocorrido em Andradina para os agentes de desenvolvimento local, oferecido pelo SEBRAE. O objetivo foi oferecer subsídios aos agentes na elaboração e execução de projetos que melhorem a qualidade de vida da população e estimulem o desenvolvimento das localidades por meio do fortalecimento das micro e pequenas empresas.

O tema principal deste treinamento, que ocorreu nos dias 27 de outubro e 11 de novembro, refere-se à aplicação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar n. 123/2006) e Lei Complementar n. 147/2014, que atualiza a Lei 123/2006, tributações e processos de compras públicas que respeitem esta regulamentação.

"Todas as despesas dos participantes foram subsidiadas pelo SEBRAE, bem como o conteúdo apresentado", explicou o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, Renato de Bianchi, um dos membros da comitiva de Birigui.

Segundo ele, Birigui foi convidada a apresentar os casos de sucesso na implementação de medidas que beneficiam as micro e pequenas empresas no município. "A cidade e os projetos foram escolhidos pela efetividade em sua execução e por ser reconhecida como uma referência às demais cidades da região nos processos de abertura de empresas e compras públicas", frisou Bianchi.

A apresentação em Andradina foi coordenada pelo diretor do Departamento de Indústria e Empreendedorismo da Prefeitura de Birigui, Fabiano Lima, também agente de desenvolvimento. Além de Lima e Bianchi, a comitiva contou com o gerente de atendimento da Secretaria Municipal de Finanças, Cícelo Gabriel Lahos, e com o agente de crédito do Banco do Povo, Marco Farina, que já atuou como responsável pelo Departamento de Licitações.

A comitiva de Birigui apresentou um pouco da história da cidade, alguns dados básicos do município e alguns projetos implementados na cidade, entre eles o Agiliza Birigui, que conta com diversos serviços oferecidos a população em um único local (Posto de Atendimento ao Trabalhador, Banco do Povo, Balcão de Oportunidades, Posto de Atendimento ao Empreendedor, Incubadora de Empresas, entre outros), o projeto Via Rápida Empresa e os processos de compras públicas, que conforme a legislação beneficia as micro e pequenas empresas, principalmente em licitações no valor até R$ 80.000,00.

A gestora da SEDECTI, Silvia Mestriner, ressaltou a importância da parceria entre o SEBRAE e a administração municipal. "Esse encontro trata dos desafios e das novas perspectivas para o desenvolvimento. Outro fator de extrema relevância é a troca de experiências entre os municípios da região. Para a equipe da SEDECTI, foi com grande orgulho que recebemos o convite, pois ser escolhida entre municípios da região para apresentar o resultado de nosso trabalho mostra que estamos no caminho certo, focando nossas ações para atender os nossos munícipes com qualidade", comentou a secretária Silvia Mestriner.

Texto: Equipe da SEDECTI, com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Birigui