16/11/2015
Birigui é destaque em seminário internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

Birigui foi um dos destaques no 8º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva), que aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

O Projeto "EncontAção", desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Birigui "Dr. Nilo Peçanha", foi selecionado dentre 140 experiências nacionais para ser apresentado como uma das melhores práticas do setor.

Segundo o chefe de seção de recreação cultural, Paulo Bernardes, pela primeira vez Birigui teve seu trabalho relatado num evento de tal magnitude com relação a Cultura, o que é um grande marco para a Biblioteca e as ações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

"O trabalho que estamos constituindo equiparou-se as melhores práticas empreendidas no setor e ganhou reconhecimento a nível internacional. Dessa forma, os olhares das instituições parceiras, inclusive governamentais, mudam com relação ao apoio às práticas que desenvolvemos e, portanto, aumenta consideravelmente o nosso compromisso com a qualidade dos serviços prestados à comunidade biriguiense", destacou Paulo Bernardes.

Ainda segundo Paulo, as bibliotecas públicas atuais são centros de referência e de encontro de diversas comunidades que se inter-relacionam tendo o livro, a leitura, a literatura e a construção do conhecimento como ponto de convergência. "Seu foco prioritário é o cidadão que busca, na fruição da leitura e no conhecimento, a sua afirmação como ente participante da comunidade, como sujeito autônomo capaz de propor caminhos e se beneficiar das transformações decorrentes de suas ações", explicou.

A biblioteca viva precisa ouvir, refletir, debater, acolher, dar acesso, registrar e promover a circulação de ideias que sejam capazes de facilitar essa construção coletiva. O 8º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias teve essa ambição e esse propósito.

SEMINÁRIO

O Seminário foi uma ação inteiramente voltada para a reflexão, compartilhamento e difusão de novos conhecimentos e práticas entre os profissionais que atuam cotidianamente nas bibliotecas municipais e comunitárias do Estado de São Paulo. Realizado todos os anos, o seminário é um evento consolidado e de referência no setor, reunindo mais de 600 profissionais.

Sua programação incluiu palestras, debates e painéis sobre temas que impactam diretamente a relação das bibliotecas e salas de leitura com as comunidades locais.

Palestrantes nacionais e internacionais de renome apresentaram experiências pessoais que contribuíram para definir novos cenários e estratégias para aprimorar a atividade de profissionais que administram bibliotecas e salas de leitura no âmbito do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas).

Fazem parte da agenda anual, questões relacionadas à gestão e organização, atendimento, dinamização de acervos, atividades culturais, novas tecnologias, acessibilidade, qualidade, entre outros.

Texto: Alex Brasileiro