16/11/2015
Prefeitura e Tiro de Guerra promovem pedágio educativo contra a dengue no Centro de Birigui

A Prefeitura de Birigui realizou na manhã do último sábado (14 de novembro) um pedágio educativo contra a dengue na região central da cidade. Foram distribuídos materiais informativos aos motoristas e pedestres com orientações sobre como eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A ação foi coordenada pelo CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) e contou com o apoio de cerca de 30 atiradores do Tiro de Guerra. Os trabalhos se concentraram nos cruzamentos das ruas 7 de dezembro com a Barão do Rio Branco, Siqueira Campos com a Barão do Rio Branco e Conselheiro Antônio Prado com a Siqueira Campos.

O objetivo do pedágio foi conscientizar a população sobre a importância da prevenção, visando controlar a proliferação do mosquito nos próximos meses, principalmente quando se intensificam as chuvas. Outras ações estão sendo programadas pela Secretaria de Saúde para a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, que acontecerá de 23 a 27 de novembro.

ORIENTAÇÕES

Qualquer recipiente com água parada é um potencial criadouro para o mosquito transmissor da dengue. Portanto, a população precisa tomar alguns cuidados, como não deixar água acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas ou pneus, além de deixar o quintal de casa sempre limpo e não jogar lixo ou qualquer tipo de material em terrenos baldios.

Os bebedouros dos animais devem ser lavados duas vezes por semana com bucha e sabão. As garrafas devem ser guardadas de boca para baixo e as caixas d' água, tonéis e tambores mantidos sempre fechados. “Estamos realizando várias ações, mas precisamos do apoio efetivo de toda a comunidade nesta luta contra a dengue”, frisou a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio.

DADOS

A Vigilância Epidemiológica divulgou nesta segunda-feira (16) os dados atualizados da dengue no município. De janeiro até o momento foram contabilizados 4.466 casos positivos da doença, 2.979 casos negativos e seis óbitos. Há ainda uma morte suspeita por dengue sendo investigada. Em relação ao ano Epidemiológico da Dengue 2015/2016 foram confirmados 152 casos positivos e 260 negativos. Há 73 casos suspeitos em investigação.

Texto e fotos: Rafael Lopes