17/11/2015
Proposição de atividades desafiadoras norteiam o trabalho das professoras de Birigui

Na última sexta-feira (13), reuniram-se na Secretaria da Educação professores, coordenadores e diretores da rede para estudar e refletir sobre o trabalho realizado no município. Segundo a professora Fabiana, ficou evidente que dentro de um trabalho com sequências didáticas não podem faltar atividades desafiadoras.

Quando lançamos um desafio aos alunos, devemos ter claro os objetivos a serem atingidos e amplo conhecimento de nossa turma, desta forma o professor pode fazer uso de diferentes recursos para o desenvolvimento de sua seqüência, sempre propondo questionamentos em que os alunos possam expressar suas opiniões e refletir sobre o que está sendo ensinado”, explicou ela. “Possibilitando-lhes envolver-se ativamente neste processo e sentir a necessidade de buscar novos saberes”. Como dito por Sandra Bozza, em uma de suas palestras, “dando voz e vez aos alunos”.

Nesta perspectiva de trabalho, os professores perceberam que não há necessidade de apresentar um conceito pronto e que a aprendizagem vai acontecendo de maneira articulada, sistematizada, integrando saberes existentes aos novos que estão sendo construídos. “O aprendizado acontece naturalmente, o que fazemos é ir sistematizando os saberes e desafiando os alunos a saberem mais e mais e assim a aula acontece de maneira prazerosa e integrada”, concluiu Fabiana.

Claudia Cominali, Lilian Emanuele Lourenço Tashiro, Rosimeire Rosa da Silva, Fabiana Stella Vasques e Katia Dentello.

Texto e fotos: Secretaria Municipal de Educação