17/11/2015
Centro de Controle de Vetores e Zoonoses orienta população sobre a prevenção contra escorpiões

O uso de venenos de higienização doméstica contra escorpião é ineficaz, pois apenas causa o desalojamento deste animal peçonhento para locais não expostos à ação desses produtos. O alerta é do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) de Birigui. “O controle químico não é indicado pelo Ministério da Saúde porque não mata o escorpião, apenas o espanta da rede de esgoto para o interior das residências”, explicou o educador de saúde, Djalma da Silva Ribeiro.

Para evitar o aparecimento e afastar os riscos de acidentes por escorpião, a população precisa manter medidas diárias de prevenção, como evitar o acúmulo de folhas secas, entulhos de construção e lixo doméstico no quintal da casa, manter os terrenos baldios limpos, vedar frestas e buracos em paredes e usar telas em ralos do chão, pias e tanques (veja abaixo outras dicas).

“Por terem hábitos noturnos, os escorpiões se escondem durante o dia sob pedras, troncos, entulhos, telhas, madeiras, tijolos ou terrenos com mato alto, que são locais propícios para se reproduzirem. Esses animais são atraídos às casas pela oferta de alimentos, como grilos, baratas, cupins e aranhas. Por isso, é importante também manter os imóveis livres da presença desses insetos”, completou o educador de saúde.

PREVENÇÃO

O CCVZ executa durante todo o ano palestras educativas nas escolas, indústrias, comércios e clubes de serviços para alertar sobre os cuidados com escorpião. Além disso, a equipe do órgão realiza busca ativa em imóveis de moradores que encontram o animal peçonhento, estendendo as orientações sobre cuidados e eliminação de criadouros à vizinhança do quarteirão. Conforme a situação ambiental, o trabalho pode ser ampliado em até 200 metros da área pesquisada.

A espécie encontrada com mais frequência no município é o amarelo (Tityus serrulatus), considerado o mais venenoso. Esporadicamente aparece também o preto (Tityus bahiensis). A picada pode acarretar sérios riscos à saúde e até levar ao óbito, principalmente de crianças e idosos. “Em caso de acidentes, as vítimas devem procurar imediatamente um posto de saúde ou o Pronto-Socorro para serem medicadas”, orienta Ribeiro.

Em 2014, 92 pessoas foram picadas por escorpião no município. De janeiro até o dia 5 de novembro deste ano foram registrados 126 casos, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica com base nas notificações que constam no Sinan Net (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Não houve mortes computadas nos períodos.

SERVIÇO

Quando um morador encontrar um escorpião, ele deve entrar em contato com o CCVZ para fazer a notificação. O órgão fica na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h. Informações: 3643-6233.

Como evitar o aparecimento e acidentes com escorpiões:

Evitar o acúmulo de entulho, pilhas de tijolos, madeiras e pedras no quintal de casa;

Limpar periodicamente os terrenos baldios próximos às residências;

Cuidar do jardim, aparando a grama, evitando trepadeiras e folhagens muito densas;

Colocar o lixo em sacos plásticos que devem ser mantidos fechados para evitar o aparecimento de baratas e outros insetos;

Sacudir as roupas e sapatos antes de usá-los;

Não virar madeiras, pedras ou pôr as mãos em buracos sem devida proteção;

Andar calçado e usar luvas de couro para trabalhar na zona rural ou na limpeza de jardim, remoção de entulhos de construção;

Usar telas em ralos do chão, pias e tanques;

Vedar soleiras das portas com saquinhos de areia ou friso de borracha;

Fechar as janelas ao anoitecer com telas;

Vedar frestas e buracos em paredes;

Afastar camas e berços das paredes;

Texto e foto: Rafael Lopes