18/11/2015
Prefeitura de Birigui promove entre os dias 23 e 27 de novembro mutirão da limpeza contra a dengue

A Prefeitura de Birigui realiza entre os dias 23 e 27 de novembro o mutirão “Dengue Não! Birigui em Ação!”. A operação visa o recolhimento de materiais inservíveis que possam acumular água nos quintais das casas, tornando-se potenciais criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya.

O recolhimento dos materiais será realizado durante os cinco dias pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, sempre a partir das 7h. Não serão coletados galhos de árvores e entulhos de construção. A ação foi definida pelo Comitê de Dengue e Leishmaniose e será realizada durante a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue.

De acordo com a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, o mutirão é uma medida preventiva para eliminar os criadouros e a proliferação do mosquito durante o período chuvoso dos próximos meses. “As pessoas precisam se conscientizar de que o combate à dengue depende de cada um. Em conjunto podemos acabar com os focos e evitar uma nova epidemia da doença no próximo ano”, afirmou.

ORIENTAÇÃO

A população deve retirar dos quintais todos os materiais que não servem mais, como vasos, pneus, móveis, recicláveis e outros objetos que possam reter água, e depositar na calçada da casa para facilitar o recolhimento. A população deve ficar atenta às datas de coleta e só descartar os materiais um dia antes da passagem das equipes do mutirão em cada área.

Toda a cidade foi dividida setorialmente e os caminhões passarão pelos bairros conforme cronograma estabelecido pela coordenação (veja nas imagens ao lado). Os agentes de combate a endemias estão entregando casa a casa panfletos sobre o mutirão. Carro de som da Prefeitura também vai percorrer os bairros durante a próxima semana comunicando o serviço.

“Para obtermos sucesso neste mutirão precisamos que a comunidade faça a sua parte, não apenas descartando os materiais que podem servir de criadouros, mas realizando ações no dia a dia, como limpar os ralos e bebedouros dos animais, não deixar acumular água na bandeja da geladeira, pratinhos das plantas, calhas e pneus, além de manter o quintal de casa sempre limpo e não jogar lixo em terrenos baldios”, orientou Andrea.

Este é o segundo mutirão que a Prefeitura realizará neste ano. Em maio, foram recolhidos 720 toneladas de materiais inservíveis dos bairros da cidade. A Vigilância Epidemiológica registrou de janeiro até o dia 16 de novembro 4.466 casos positivos de dengue, 2.797 casos negativos e seis óbitos. Há ainda uma morte suspeita por dengue sendo investigada.

Texto: Rafael Lopes