19/11/2015
CMDCA realiza reunião para levantamento de informações para o projeto Conhecendo a Realidade

A Prefeitura de Birgui realizou na sexta-feira (13), reunião no Paço Municipal sobre o projeto “Conhecendo a Realidade”, do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O trabalho teve o objetivo efetuar diagnóstico da violação de direitos das crianças e adolescentes.

O encontro que serviu para levantamento de informações, localização geográfica das escolas, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Cras (Centro de Referência de Assistência Social, Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e outros prédios municipais e sobre a estatística da população da cidade.

A reunião contou com as representantes do CMDCA, Andressa Caretta, Patricia Guerreiro e Ivanete Aparecida Lopes Possani, servidores do departamento de Planejamento, Luiz Fernando Demarchi e Leni Liranço Mazucato, além do representante da empresa Orion Soluções em Gestão, Ricardo Azevedo, que assessora o município neste trabalho que deve durar seis meses.

PROJETO

O projeto “Conhecendo a Realidade” realizará, de forma participativa, o levantamento das necessidades de atenção às crianças e adolescentes no âmbito da educação, saúde, social, cultural, entre outras políticas públicas. “A elaboração de um diagnóstico da situação atual irá contribuir para o desenvolvimento de ações estratégicas transformadoras da realidade, influenciando diretamente no planejamento das políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes, materializadas pelo PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e o LOA (Orçamento Anual)”, destacou a representante do CMDCA, Andressa Caretta.

São diretrizes para elaboração deste diagnóstico:

1 - Quais a principais violações de direitos, qual a faixa etária, onde elas ocorrem, características das vítimas, por que elas ocorrem?

2 - Quais as potencialidades e fragilidades do sistema de garantias de direitos? O que fortalecer e o que mudar?

3 – O que e de que forma preciso fazer para garantir direitos?

4 – Qual o perfil das crianças e adolescentes em nosso município?

5 – Qual a evasão escolar na Educação básica?

6 – Como inserir os adolescentes na Rede de Profissionalização?

7 – Quais os interesses dos adolescentes?.

Texto e Fotos: Alex Brasileiro