19/11/2015
Prefeito Pedro Bernabé confirma emissão de alvará para construção do McDonald's em Birigui

O prefeito Pedro Bernabé informou na manhã desta quinta-feira, dia 19 de novembro, que a Prefeitura de Birigui emitiu o alvará de construção do McDonald's, a maior e mais conhecida empresa de serviço rápido de alimentação do mundo.

A unidade da rede será construída em frente a uma rotatória da Avenida 9 de Julho, no bairro Nossa Senhora de Fátima, região central da cidade. Segundo o prefeito, o restaurante atenderá em um terreno que fica em frente ao novo Terminal Rodoviário.

Os empreendedores já foram comunicados sobre a emissão do alvará de construção.  Com o documento, a multinacional já pode iniciar a obra, mas a data de início ainda não foi divulgada. A perspectiva é que a nova unidade abra suas portas já em 2016, gerando aproximadamente 70 empregos. Mais detalhes sobre o projeto serão divulgados oportunamente pela multinacional.

A emissão do alvará confirma o que foi debatido na reunião realizada em junho deste ano, quando o prefeito de Birigui esteve na sede da multinacional no Brasil, que fica em Alphaville, Barueri, discutindo a finalização do projeto e envio dos documentos para análise do Executivo.

O Departamento de Expansão da rede de lanchonetes havia desistido, no ano passado, de instalar unidade em Birigui. A administração não aceitou a decisão da rede e lutamos muito para mudar esse cenário. Depois de muitos diálogos, o McDonald´s cravou que vai abrir em nossa cidade”, comemora Pedro Bernabé.

MUITA LUTA

Birigui quase perdeu a unidade do McDonald's. Isso porque em junho de 2014, quando a multinacional mostrou interesse em abrir unidade no município, um grupo de moradores do bairro Parque Paineiras impediu a instalação do McDonald's em um imóvel utilizado para jogos de futebol amador, conhecido como Bate-Bola. A lanchonete seria aberta na esquina da praça Anna Nunes Garcia, conhecida como Parque do Povo.

Na época, moradores daquela região da cidade se apegaram a uma cláusula da matrícula do loteamento, que classifica o bairro como restritamente residencial, não podendo haver instalação de comércios e indústrias no local. A multinacional chegou a desistir, porém a administração não. Foi aí que começamos uma luta para recuperar este investimento”, comentou o prefeito. Para ele, foi uma grande satisfação recuperar esse empreendimento. “Além da geração de empregos, Birigui ganhará nova opção de alimentação e entretenimento”, salientou.

NO MUNDO

Presente em 119 países, a rede possui mais de 33 mil restaurantes, onde trabalham 1,7 milhão de funcionários que alimentam diariamente mais de 64 milhões de clientes. No Brasil, a rede é operada desde 2007 pela Arcos Dourados, máster franqueada da marca McDonald’s em toda a América Latina. O primeiro restaurante do Brasil foi inaugurado em 1979, em Copacabana, Rio de Janeiro.

De acordo com a multinacional, o McDonald's é líder no segmento de alimentação fora de casa e conta com mais de 850 restaurantes e cerca de 84 McCafés no Brasil. São atendidos, diariamente na rede, 1,8 milhão de clientes.

Texto e fotos: Tiago Lotto